PesquisaCaminhoes_SAEBrasil_2022

CAPÍTULO #3 PESQUISA CAMINHÕES SAE BRASIL 2022 MATRIZ ENERGÉTICA 22 As possibilidades que se abrem na diversificação da matriz energética dos caminhões que rodam no país foram alvo de dezoito questões que compõem este capítulo do presente estudo. Parte delas foi encaminhada apenas a clientes, como representantes de transportadoras, gestores de frotas e embarcadores de cargas, enquanto outra parte foi dirigida exclusivamente à indústria, incluindo fabricantes de veículos, fornecedores e concessionários. Também há questões respondidas por ambos os grupos, conforme identificação colocada em cada gráfico. Maioria pretende comprar caminhões Dois terços dos clientes ouvidos nesta pesquisa afirmam que vão comprar caminhões novos ao longo dos próximos quatro anos. A maioria destes, 27%, fará isso ainda este ano, enquanto outros 22% pretendem efetivar negócios em até dois anos. No sentido oposto, também são relevantes 33% que não pretendem adquirir veículos zero-quilômetro no horizonte visível de quatro anos. Deste um terço das respostas, 73% não têm intenção de comprar caminhões novos ainda em 2022. Isso sugere que boa parte das frotas já foi renovada ou que o sensível aumento de custos da operação, especialmente a elevação do preço do diesel, está adiando essa renovação. Com essa propensão relativamente baixa para adquirir novos veículos no curtíssimo prazo, não se prevê grandes volumes de antecipação de compras de caminhões Euro 5, que serão vendidos até o começo de 2023, quando deverão ser substituídos por modelos commotorização Euro 6 para atender à nova etapa da legislação brasileira de redução de emissões, o Proconve P8, que entra em vigor em janeiro. Gestores de frotas, frotistas e embarcadores somados representam um quarto, 25%, dos não-compradores de caminhões nos próximos quatro anos. Esta porção do público de clientes pesquisados também representa uma oportunidade para a indústria, uma vez que podemmudar de ideia diante de ofertas vantajosas. Daqueles 33% que disseram não pretender comprar caminhões novos nos próximos quatro anos, a grande maioria, 62,5%, é de transportadores autônomos e outros 12,5% são operadores/motoristas, que se enquadram em categorias de poder aquisitivo mais baixo – portanto, não têm recursos para investir no veículo, mas poderão ser beneficiados pelo Renovar, programa voluntário desenhado pelo governo federal que mira na renovação da frota de caminhões mais antigos em uso por motoristas autônomos; contudo até o término deste documento, em agosto, o projeto não tinha sido regulamentado, seus incentivos não foram divulgados, assim não é possível avaliar aqui sua efetividade.

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