BrazilAutomotiveGuide_2025

BAG FABRICANTES DE AUTOPEÇAS/SISTEMISTAS • AUTOPARTS/SYSTEMS MANUFACTURERS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2025 | AUTODATA 92 de imposto. E mesmo a China possui alíquota maior do que a nossa, de 25%. A Anfavea busca, inclusive, a volta do imposto de 35% para processos de montagem em CKDs e SKDs, com partes importadas semimontadas ou desmontadas. Em 2022 a Camex, Câmara de Comércio Exterior, baixou os porcentuais a 16% para CKD e a 18% para SKD, e a recomposição só deverá ocorrer em 2028. Neste contexto o Mover, Programa de Mobilidade Verde e Inovação, busca incentivar o aumento progressivo da localização de peças e componentes. E, mesmo quem não usufruiu ainda do programa – seja por não estar incluídos, casos dos fabricantes de pneus, ou porque as definições ainda não foram finalizadas – enxerga que saída a este imbróglio passa pelo aumento da produção local. A partir da oferta de produtos de alto valor agregado a ZF prevê crescimento em torno de 7% em 2025. A empresa espera ingressar no Mover a partir de projetos de P&D para novos itens. Em janeiro terá início a fabricação local de sistema de freio eletrônico inteligente para aplicações em carretas e, em setembro, será a vez de nacionalizar as câmeras frontais. A ABG espera ampliar em até 20% seu faturamento, essencialmente por aquisições e joint ventures a fim de verticalizar mais seu processo produtivo. Este ano também haverá a nacionalização de itens hoje importados do México e da Europa. No caso dos fabricantes de pneus, que obtiveram vitória parcial na Camex para elevar o imposto de importação de 16% para 35% por doze meses para pneus de passeio, mas não para os pneus de carga, a perspectiva é a de elevar as receitas em 5% no caso da Continental e, no da Bridgestone, também em um dígito. India, for instance, have a 100% tariff. And even China has a higher tariff than ours, at 25%. Anfavea is even seeking the return of the 35% tax on assembly processes in CKDs and SKDs, with imported semi-assembled or disassembled parts. In 2022, Camex, Câmara de Comércio Exterior, lowered the percentages to 16% for CKD and 18% for SKD, and the recomposition is only expected to occur in 2028. In this environment Mover, Programa de Mobilidade Verde e Inovação, seeks to stimulate gradual increase in localization of parts and components. And even those who have not yet adhered to the Program – be it because they are not included, which is the case of the tires manufacturers, or because definitions are not yet quite ready – believe that the way out of this maze is through the increase of local production. Offering products with high added value, ZF expects a growth rate of about 7% in 2025. The company expects to adhere to Mover with R&D projects for new items. In January they will initiate local production of intelligent electronic brake system for use in trailers, and, come September, it will be time to nationalize production of front cameras. ABG expects to increase its billings by as much as 20%, basically through acquisitions and joint ventures so as to maximize the verticalization of its production process. This year will also bring about the nationalization of items which are currently being imported from Mexico and Europe. In the case of the tires manufacturers, they had a partial victory with Camex that consisted of increasing import taxes from 16% to 35% for twelve months for passenger cars; not so for transportation trucks tires. Prospects are to raise revenues by 5% in the case of Continental, and in the case of Bridgestone, a growth of one digit.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=