BrazilAutomotiveGuide_2025

BAG FABRICANTES DE ÔNIBUS • BUS MANUFACTURERS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2025 | AUTODATA 82 juros oficiais anuais acima de 12% quem tomar empréstimo estará pagando 2% mensais. Por isto é um ponto de atenção”. Também preocupam os aumentos dos preços das passagens urbanas e a necessidade de efetivação do Marco Legal do Transporte Público Coletivo, aprovado em dezembro de 2023 pela ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres. Bisi antecipa preocupação com os anos seguintes, projetando principalmente uma baixa muito forte para 2027, independente de quem vencer as eleições de 2026: “Teremos muita inércia pela frente”, avalia. Para ele o próximo governo terá como missão principal resolver o déficit fiscal da União. DESCARBONIZAÇÃO DO TRANSPORTE O presidente da Fabus não vislumbra, no curto prazo, incremento de vendas de ônibus elétricos ou de outra forma de redução do CO2 no transporte de passageiros. Segundo ele o empresário do segmento de urbanos, que apresentou desempenho negativo de 10% até novembro de 2024, não tem capacidade financeira para este investimento, que chega a ser três vezes maior na aquisição de um elétrico na comparação com um movido a diesel. Para Bisi a eletrificação dependerá de investimentos públicos, pois é um custo que nem o empresário ou o usuário podem bancar: “É uma decisão política, pois além do ônibus há necessidade de investimento em nova estrutura nas garagens e nas redes de energia. Logicamente que existe a compensação com menor custo operacional no longo prazo. Mas a caminhada será muito lenta”. A exemplo dos últimos anos o mercado externo continuará operando em níveis baixos, com tendência a agravamento pela chegada ainda mais forte das marcas com origem na China nos principais mercados dos ônibus brasileiros na América Latina. Em 2023 o setor exportou 2 mil 589 unidades e, no ano passado, até novembro, 2 mil 421. Os modelos rodoviários representam em torno de 75%. Os ônibus chineses são, ainda, fator de preocupação para o mercado interno: “É uma novidade, pois estão chegando sem enfrentar o custo Brasil e com subsídios cruzados, o que quebra a isonomia concorrencial”. With an official yearly rate above 12% yearly if somebody takes a loan will be paying 2% per month. This is a warning.” Of concern are also the increases in the price of urban transportation and the need to put into effect the Marco Legal do Transporte Público Coletivo, which was approved in December of 2023 by ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres. Bisi warns of the concern with the following years, as a strong reduction is foreseen for 2027, regardless of who may win the 2026 elections: “We will see a lot of inertia ahead of us”, he believes. To him, the next administration’s number one task will be to solve the federal deficit. DECARBONIZATION IN TRANSPORTATION The Fabus’ president does not envision, in the short term, an increase in the sales of electric buses or whatever way of reduction of CO2 in public transportation. He stresses that the urban segment operator experienced a 10% reduction in business up to November 2024, and he lacks the financial muscle to face this investment, which could be as much as three times the cost of acquiring an electrical vehicle as compared to one diesel model. To Bisi, the electrification will hinge on public investment, as it is a sizeable bill that neither the operator nor the user can afford to foot: “It is a political decision, for on top of the investment on the vehicles there has to be investment in garages structure and in the electrical grid. Of course, there is the compensation of a lower operating cost down the road. But the journey will be very slow”. Similar to what has happened in the last couple of years, the external market will continue to operate at low levels, perhaps getting more challenging with the entry of the Chinese brands in the main markets for Brazilian buses in Latin America. In 2023 the sector exported 2 thousand 589 units and, last year, 2 thousand 421 units. The models for the road represented some 75% of total sales. The Chinese buses are a source of concern as far as the internal market goes: “This is something new, for they do not face the “custo Brasil” (country’s costs) and they enjoy various kinds of subsidies, which destroys competitive isonomy.”

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