BAG FABRICANTES DE ÔNIBUS • BUS MANUFACTURERS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2025 | AUTODATA 81 Para 2025 a avaliação do setor é de cautela. O presidente da Fabus, Ruben Bisi, estima 5% de crescimento, em linha com a visão geral da indústria automotiva. A prudência é justificada nas muitas incógnitas ainda presentes sobre os efeitos da nova política fiscal do governo federal, na expectativa da inflação e da taxa de juros: “O ano deve começar bem, pois os fabricantes estão com carteira fechada para o primeiro trimestre. Mas espera-se por retração a partir do segundo semestre”. O início positivo está sustentado na visão da expansão do PIB, no crescimento do agronegócio e na continuidade da redução do desemprego, repercutindo diretamente no segmento de ônibus rodoviários, que em 2024 já apresentava uma curva ascendente por causa, especialmente, das viagens de turismo. Também devem seguir influenciando positivamente a renovação e ampliação da frota após ajustes feitos em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres para dar maior segurança jurídica. “As passagens aéreas devem continuar em ritmo de alta, basicamente pelo aumento dos custos, a maioria dolarizados. No transporte pessoal o combustível também deve sofrer reajustes, além dos pedágios que avançam por todo o País. Isto tudo deve beneficiar o transporte rodoviário, que investiu em novos ônibus, melhorando o conforto e a segurança.” Até novembro a produção de modelos rodoviários acumulava alta de 8,5%. Além disto devem contribuir para melhorar o desempenho novas entregas do programa Caminho da Escola, calculadas em mais de 8 mil unidades, para totalizar os 16 mil da última licitação. Em 2024, em função das eleições de outubro, houve recuo nas compras por parte dos atuais prefeitos: “Acreditamos que a partir de agora haja uma retomada das prefeituras, mas também compras pelo governo federal e por meio de recursos de emendas parlamentares”. As vendas de micro-ônibus superaram 6 mil unidades até novembro de 2024, o dobro do realizado em todo o ano de 2023. O momento de apreensão, na avaliação de Bisi, tem relação direta com o recrudescimento da inflação e a expectativa de a taxa Selic superar a casa dos 12%: “Se isto ocorrer a economia trava. É um efeito psicológico porque temos alguns números cabalísticos no Brasil. A margem de lucro ou de uma comissão é calculada em 10%. A rentabilidade de um ativo financeiro é esperada em 1% ao mês. Com For 2025 the stance is one of caution. Fabus’ president, Ruben Bisi, estimates growth at 5%, in line with the perception of the automotive industry. Prudence is understandable given the many unknowns still present about the impact of the new fiscal policy on prospects for inflation and interest rates: “The new year should start on the right foot, as manufacturers have a hefty backlog covering the full first quarter of the year. But for the second quarter we expect a retraction.” The positive evaluation rests on the perceived expansion of the GDP, the growth in the agribusiness, and the continuous reduction in joblessness. This will have a direct impact in road coaches, which in 2024 already presented an upwards trend, mainly as a result of tourism travels. Other factors to positively influence are the renewal and enlargement in the fleet, thanks to adjustments done in partnership with the Agência Nacional de Transportes Terrestres so as to provide a more solid legal background. “Plane tickets prices will keep increasing, as costs will go up because they are related to the US Dollar. In personal transportation, fuel should be readjusted as well, and so will be the tolls around the country. All of this should have a positive effect in road transportation, which has invested in new coaches, improving comfort levels and safety.” Up to November the production of road coaches showed a YTD increase of 8.5%. On top of that, new deliveries of the Caminho da Escola program should improve the picture, providing an additional 8 thousand units, totaling 16 thousand of the latest government bidding. In 2024, as a result of the October elections, there was a retreat in the purchase by the new mayors: “We believe that from now on there will be a picking up in purchase by municipalities, as well as acquisitions by the federal government; likewise, those coming from the legislative parliamentary amendments”. Sales of microbuses topped 6 thousand units up to November 2024, twice as much as witnessed in the whole year of 2023. The concern, says Bisi, is related with a surge in inflation and the prospect of the Selic rate exceeding the 12% level: “Should this happen, the economy will come to a stop. It is a psychological effect for in Brazil as we have some magic numbers. Profit margins or commissions are supposed to be 10%. Profitability of a financial product is expected to be around 1% per month.
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