BrazilAutomotiveGuide_2025

BAG DESEMPENHO & PERFIL • PERFORMANCE & PROFILE BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2025 | AUTODATA 8 verão crescer 5,8%, chegando a 2 milhões 629 mil, e caminhões e ônibus somarão 153 mil unidades, expansão de 2,1% sobre 2024. Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, o desempenho poderia ser melhor em 2025 caso a taxa básica de juros não estivesse apontando para cima. O Copom, Comitê de Política Monetária, do BC, Banco Central do Brasil, aumentou a Selic em 1 ponto porcentual em dezembro, chegando a 12,25%, e antecipou que novas elevações de 1 ponto porcentual deverão ocorrer nas próximas reuniões, podendo chegar a 14,25%: “Se o patamar de 9,25% de janeiro de 2024 fosse mantido a indústria poderia chegar a 3 milhões de unidades vendidas já em 2025. Em 2024 ainda não sentimos os efeitos do Marco das Garantias nos juros automotivos, algo que poderá começar agora porque as primeiras retomadas aconteceram e isso pode mexer no spread”. Ao contrário do que ocorreu em 2024, com as vendas crescendo bem acima da produção, a expectativa do presidente da Anfavea é de um avanço maior na produção em 2025, com expansão de 6,8% e 2 milhões 749 mil unidades. Este volume já considera o início da produção das novas fábricas da BYD e da GWM, com a primeira começando a produzir até março e a segunda até junho. Este avanço está totalmente baseado em uma redução das importações, com a volta do II, imposto de importação, para veículos eletrificados a 35% ainda no primeiro trimestre de 2025, algo que ainda não foi oficializado pelo governo federal, mas é um tema defendido pelas montadoras instaladas no País e representadas pela Anfavea. Oficialmente este porcentual do II está programado para voltar apenas em julho de 2026, chegando a 25% em julho de 2025 para elétricos, 28% para híbridos plug-in e 30% para híbridos convencionais. No caso das exportações a projeção da Anfavea é de um volume 6,2% maior do que em 2024, ano em que os embarques andaram de lado, subindo para 428 mil veículos em 2025. PESADOS Depois de um 2023 complicado por causa da introdução do Proconve P8 e da tecnologia de emissões Euro 6 a expectativa era de que o mercado de veículos pesados voltasse à normalidade em 2024, com a retomada da demanda. Foi exatamente o que aconteceu. De janeiro a dezembro foram vendidos 122,1 mil caminhões, incremento de 17,4% na comunits, and trucks and buses will add up to 153 thousand units, for a 2.1% growth over 2024. According to Anfavea president, Márcio de Lima Leite, performance could be better in 2025 if the basic interest rate was not pointing upwards. Copom, the committee of Central Bank overseeing the matter, increased the Selic rate by 1 percentage point in December, to 12.25% per year, and announced that new increases of 1 percentage point each should take place in the next 2 meetings, making the rate reach 14.25%. “Should the Selic rate of 9.25% which was valid in January 2024 have been maintained, the car industry could get to the 3 million units level in 2025. In 2024 we have not yet felt the effects of the Marco das Garantias, the new law regulating access to credit. This could happen shortly, with an impact on the spread”. As opposed to what happened in 2024, with sales rates well in excess of production, Anfavea’s president foresees more significant strides in production for 2025, with an increase of 6.8% to 2 million 749 thousand units. This volume comprises the production coming out of the new BYD and GWM plants, with the former starting up in March and the latter before June. This increase hinges on a decrease in imports, with the incidence of an II (import tax) of 35% for electrified vehicles in the first quarter of 2025, something yet to be made official by the federal government, but heavily heralded by vehicle manufacturers operating in the country, all members of Anfavea. Officially, this II increase is scheduled to take place in July 2026, starting with 25% in July 2025 for electric vehicles, 28% for plug-in hybrids, and 30% for conventional hybrids. In the case of exports, Anfavea projects a 6.2% increase over that of 2024, a year when volumes really muddled through, growing to 428 thousand vehicles in 2025 HEAVY VEHICLES After a rather challenging 2023 in the wake of the Proconve P8 legislation and the Euro 6 emissions technology, expectations were that the heavy truck market would go back to normal in 2024, with demand picking up. And this is precisely what happened. From January through December, a total of 122.1 thousand trucks were sold, for an increase of 17.4% as compared to 2023, and room for additional growth in the coming years.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=