BrazilAutomotiveGuide_2025

BAG FABRICANTES DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS • ROAD TRANSPORT EQUIPMENT MANUFACTURERS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2025 | AUTODATA 68 de fazer frente à carência de mão de obra qualificada: “Também temos de repensar o formato do Bolsa Família, que é importante, porque atende famílias vulneráveis. Mas precisa ter um plano de saída em vez do cidadão ser continuamente beneficiado”. Sprícigo acredita que o segundo semestre manterá o histórico de ser um pouco melhor do que o primeiro. Argumenta que, mesmo com a safra de grãos recorde, que exige muito transporte no primeiro semestre, as vendas ganharão mais tração a partir de julho com a esperada queda dos juros: “Nos primeiros seis meses o empresário terá de conviver com taxas elevadas, inibindo a busca de recursos para qualificar o seu negócio”. O presidente não vislumbra problemas mais sérios com oferta e preços dos principais insumos do setor. Alerta, no entanto, para a questão dos novos e obrigatórios sistemas de freios eletrônicos EBS para carretas, que têm produção concentrada em poucas fábricas multinacionais e algumas sequer com operações no Brasil. Já o mercado externo, que acumulava recuo de 43% até novembro, com pouco mais de 3 mil carretas exportadas, deve ter pequena recuperação, somando algo próximo a 3,5 mil embarques. Sprícigo argumenta que o principal mercado, o Chile, reduziu as compras em razão de problemas econômicos e não deve melhorar no curto prazo. Paraguai e Uruguai são os países que estão se mostrando com maior potencial de crescimento, principalmente para atender ao segmento florestal e de celulose. O presidente registra que o setor também exporta carrocerias sobre chassis e autopeças, mas sem dispor de dados sobre estas operações: “As carrocerias são vendidas de forma integrada pelas fabricantes de caminhões e temos conhecimento de que são volumes importantes e em crescimento”, assinala. No segmento de rebocados a Anfir tem parceria com a Apex Brasil para a promoção das exportações. labor: “We must also reevaluate the Bolsa Família program which is very important as it serves vulnerable families. But it must have a provision where at some point in time the citizen leaves the program, provided he improves his earnings.” Sprícigo believes that the second half will maintain that pattern of being somewhat better that the first one. He maintains that, even with the record grain harvest, which will demand substantial volume of transportation in the first half, sales should pick up from July on, as interest rates subside: “In the first 6 months we will have to put up with high interest rates, which will make the search for resources for his business tougher”. He does not foresee serious threats with supply and prices of the main supplies for the sector. He warns, though, about the issue of the new and mandatory electronic brakes systems (EBS) for trailers, which has production concentrated in a few multinational companies, some of them that do not maintain a foothold in the country. On the other hand, the external market, which posted a retraction of 43% up to November, for some 3 thousand exported trailers, should come back somewhat, in the neighborhood of 3,5 thousand shipments. Sprícigo maintains that the main market, Chile, has reduced their purchases as a result of economic domestic troubles, and this situation should not improve in the short term. Paraguay and Uruguay are now the countries that demonstrating a higher potential for growth, mainly to serve the forestry and cellulose segments. The president also stresses that the sector also exports cargo bodies assembled on chassis and auto parts, but data on these operations are lacking. “The bodies are sold in an integrated form by truck manufacturers; we know that volumes are expressive and growing”, he remarks. In the segment of trailers Anfir works in tandem with Apex Brasil, for the promotion of exports.

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