BAG FABRICANTES DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS • ROAD TRANSPORT EQUIPMENT MANUFACTURERS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2025 | AUTODATA 67 1º de janeiro, da obrigatoriedade de instalação do sistema antitombamento em carretas. Desta forma as projeções para todas as categorias de implementos, este ano, são da ordem de 160 mil a 170 mil unidades, o que significará expansão de 0,5% a 7% sobre as 159,2 mil unidades vendidas em 2024, de acordo com José Carlos Sprícigo, presidente da Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários. O dirigente salienta que, após sofrer com a chegada de outros competidores na atividade de entregas urbanas de curta distância, conhecida como last mile, o segmento de carrocerias se reestruturou para recuperar espaço: “O mercado é atendido, basicamente, por implementadores de pequeno e médio porte. Alguns já iniciaram investimentos no aumento da produção”. Sprícigo atribui a retomada à aceleração do consumo e à elevação do PIB, que devem se manter em 2025, repercutindo nas famílias de baú carga geral, que teve alta de 75%, além de refrigerados e lonados. Outro fator determinante é a continuidade das obras de infraestrutura, principalmente nas estradas concedidas, impactando nas vendas de basculantes, antes mais direcionados ao agronegócio. O principal fator para não haver uma queda ainda mais forte nos rebocados é a expectativa promissora para a safra de grãos, que deve superar a casa de 322 milhões de toneladas: “O agronegócio deve vir forte”, avalia o dirigente ao destacar o aumento de demanda de porta-contêineres, que dobrou seus volumes de vendas em 2024. Em que pese a visão mais otimista o presidente da Anfir alerta para questões que podem causar prejuízos à economia e, consequentemente, ao setor. A principal, na sua avaliação, é o déficit fiscal do governo, mesmo com a aprovação de medidas de contenção de gastos. Atrelada está a questão da taxa Selic, projetada para mais de 14%, “e isto torna o mercado imprevisível, porque o segmento de bens de capital é dependente de financiamento. Mais preocupante ainda é uma possível diminuição de frete, este sim fator decisivo na compra ou não de equipamentos”. Ao mesmo tempo em que vê o dólar valorizado favorecendo as exportações, porque a moeda nacional fraca deixa os produtos brasileiros mais baratos lá fora, Sprícigo registra que esta condição compromete melhorias na produtividade da economia nacional. O presidente da Anfir reforça a necessidade de investimentos em educação como forma mandatory installation of the anti-tumbling device in trailers. Therefore, projections for all categories of implements this year are in the order of 160 thousand to 170 thousand units, which will mean an expansion of 0.5% to 7% over the 159.2 thousand units sold in 2024, according to José Carlos Sprícigo, president of Anfir, the National Association of Road Implement Manufacturers. He points out that, after enduring the arrival of new competitors in the short-distance urban deliveries business, known as last mile, the cargo bodies segment adjusted itself in order to fight back and recoup its ground: “This market is basically served by small and medium-sized operators. Some of them have already taken up investments in production increases. Sprícigo credits this rebound to a speeding up in consumption and to the GDP growth which should be maintained in 2025, with impact in the general cargo body families, which was up a strong 75%, and also refrigerated and canvas-covered trailers. Another determining factor is the keeping up of infrastructure works, mainly in those roads that were conceded, with an impact on sales of dump trucks, historically directed to the agribusiness. The main factor to prevent an even stronger reduction in towed vehicles is the optimistic take on the grain harvest, which should top the 322 million tons mark: “The agribusiness should come strong” says Sprícigo as he points out to the increase in the demand for container trucks, which doubled its sales volumes in 2024. Regardless of the more optimistic take, Anfir´s president warns about issues that could harm the economy, and as consequence, the business. The main one, he says, is the fiscal deficit the federal government is incurring, even with recurrent expenses control measures. This is coupled with the interest rate Selic, projected to exceed 14%, and this makes the market unpredictable, as the capital goods segment depends on financing. Still more worrisome is the reduction in freight, which is a deciding factor in the purchase of equipment. At the same time when the US Dollar is overvalued, which facilitates exports as the national currency makes Brazilian products more affordable in the external markets, Sprícigo stresses that this status quo makes it harder to achieve improvements in productivity as a whole. He stresses the need for investments in education as a means of facing up to the lack of qualified
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