BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2025 | AUTODATA 5 BAG EDITORIAL • EDITORIAL autodata.com.br AutoDataEditora autodata-editora @autodataeditora Diretor de Redação Leandro Alves Conselho Editorial Isidore Nahoum, Leandro Alves, Márcio Stéfani, Pedro Stéfani, Vicente Alessi, filho Colaboraram nesta edição Caio Bednarski, Roberto Hunoff e Soraia Abreu Pedrozo, reportagem, Pedro Kutney, Vicente Alessi, filho edição, e Pablo Blas, tradução Projeto gráfico/arte Romeu Bassi Neto Fotografia DR/divulgação Capa StudioFI/shutterstock Comercial e publicidade tel. PABX 11 3202 2727: André Martins, Luiz Giadas Assinaturas/atendimento ao cliente tel. PABX 11 3202 2727 Departamento administrativo e financeiro Isidore Nahoum, conselheiro, Thelma Melkunas, Hidelbrando C de Oliveira, Vanessa Vianna ISN 1415-7756 AutoData é publicação da AutoData Editora e Eventos Ltda., Av. Guido Caloi, 1000, bloco 5, 4º andar, sala 434, 05802-140, Jardim São Luís, São Paulo, SP, Brasil. É proibida a reprodução sem prévia autorização mas permitida a citação desde que identificada a fonte. Jornalista responsável Leandro Alves, MTb 30 411/SP 2025 started with an hangover. And the reason for this is not the excess in imbibing too much booze during the Holidays. At the last days of 2024, a year that would justify a joyous celebration of the many positive points, financial markets put out a stern message: we need to curb the economy and take care of the public accounts. While economists warn about the risk of a total lack of control of inflation and government expenditures, some leaders in the automotive industry believe that the real economy has to do with roads, consumer spending and the number of employed people. All of these indicators were extremely positive in 2024, and all indications are that this trend will be maintained this year. AutoData’s commitment is that of bringing the best information to run business in the long automobile industry chain. And this BAG, Brazil Automotive Guide, offers some clues, evaluating the industry’s performance of last year, plus the expectations of executives concerning their companies for 2025. We hope that throughout 2025 we all will manage to reverse the order of the words used in this editorial headline. We need more optimism and a little bit less caution, so we can keep on growing. 2025 acordou de ressaca. E a razão não foi a birita exagerada no período de festas de fim de ano. No apagar das luzes de 2024, um ano que justificaria um porre para comemorar conquistas, o mercado financeiro deu um recado claro: é preciso contrair a economia e cuidar das contas públicas. Enquanto economistas alertarem para o risco de descontrole da inflação e dos gastos públicos, alguns líderes do setor automotivo consideram que a economia real passa pelas estradas, pelo consumo e pela quantidade de pessoas com carteira de trabalho assinadas. Todos estes indicadores foram extremamente positivos em 2024 e a tendência é que mantenham uma trajetória otimista este ano. O compromisso de AutoData é trazer a melhor informação para a condução dos negócios na longa cadeia da indústria automotiva. E este BAG, Brazil Automotive Guide, como acontece há sete anos, oferece algumas pistas, considerando o desempenho do setor no ano passado e a expectativa que os executivos têm para 2025. Esperamos que ao longo deste 2025 os adjetivos utilizados no título deste editorial estejam invertidos. Porque precisamos de mais otimismo e de um pouco menos de cautela para continuar crescendo. Pouco otimismo, muita cautela A little optimism, lots of caution
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