BrazilAutomotiveGuide_2025

BAG FABRICANTES DE MOTOCICLETAS • MOTORCYCLE MANUFACTURERS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2025 | AUTODATA 46 Por isto as motocicletas nacionais têm mercado nos Estados Unidos, Canadá, dentre outros, mas sofrem para avançar as vendas para os países vizinhos. O tema já foi levado pela Abraciclo ao governo federal, para que haja uma convergência nas legislações de emissões na região. “Esta falta de harmonia regulatória dos países da região reduz a competitividade dos nossos produtos e não conseguimos avançar nos mercados vizinhos pelo custo maior na comparação com motocicletas importadas de outros países.” Outro ponto de atenção para 2025 é a taxa de juros no País, pois a Abraciclo esperava que a Selic continuasse em queda como estava no fim de 2023. Mas a sinalização de que até março haverá dois aumentos na taxa de referência, que encerrou 2024 a 12,25%, cria alguma incerteza no impacto do financiamento para a compra de motocicletas no País. “O aumento da taxa Selic tem um impacto relevante no mercado, ainda que a gente sofra um pouco menos na comparação com outros segmentos, pois somos um produto de entrada e, em muitos casos, o consumidor precisa da motocicleta para trabalhar.” Segundo Bento, as montadoras e seus bancos próprios trabalham para oferecer soluções que tornem viável a aquisição da motocicleta pelos consumidores. O sistema nacional de consórcios também tem sido uma alternativa para quem deseja adquirir uma motocicleta e não quer encarar os juros dos financiamentos, representando 30% das vendas, enquanto as compras a prazo representam aproximadamente 70%. Com relação ao avanço das motocicletas elétricas, pelas mãos da Yamaha, que anunciou em 2024 o início da produção de uma scooter elétrica em janeiro de 2025, Bento disse que quem determinará isto é o consumidor, uma vez que todas as associadas da Abraciclo já têm a tecnologia desenvolvida e aguardam a demanda chegar. A questão da infraestrutura de recarga também é um ponto que precisa avançar para tornar viável o uso desse tipo de motocicleta no País. in the neighboring countries. The issue has already been brought to the attention of federal authorities by Abraciclo, asking for a convergence in the laws concerning emission in the region. “The lack of alignment in the countries’ regulation reduces competitiveness of our products, and as a consequence we do not advance into the neighboring countries, as our products end up being more expensive.” Another point to be taken into account is the interest rate, as Abraciclo used to expect that Selic would continue its downwards trend as it was the case by yearend 2023. But the indications that until March there will be 2 increases in the rate, which closed 2024 at 12,25%, brings uncertainty about the impact this may have on the motorcycle buyer. “The increase in the Selic has a relevant effect in the market, even though we might be less impacted when compared to other segments, as we are an entry-level product, and in many cases the worker needs a motorbyke to get to work.” According to Bento, manufacturers and their banks are working on ways to make it easier for the consumers to buy a motorcycle. The national system of consortium groups has proved to be an alternative to whoever desires to acquire a byke but does not want to incur the interest rates of financing, some 30% of sales, whereas cash purchases represent about 70%. Concerning the inroads by electrical motorbykes, offered by Yamaha, which announced in 2024 the start of production of an electric scooter by January 2025, Bento says that the final word will come from the consumer, given that all of Abraciclo members already have the technology, and are in standby waiting for the demand to present itself. The infrastructure for recharge is also an issue that must advance if the use of this kind of vehicle is to become viable.

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