BrazilAutomotiveGuide_2025

BAG FABRICANTES DE MOTOCICLETAS • MOTORCYCLE MANUFACTURERS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2025 | AUTODATA 45 Antônio Bento, espera-se a retomada para 2026. Este volume de vendas foi atingido pela última vez em 2011, quando foram comercializadas 2,1 milhões de unidades. “Mantendo o ritmo de crescimento dos últimos anos chegaremos aos 2 milhões de unidades em 2026. Isto é possível e estamos otimistas, pois este volume trará mais investimentos, mais localização e mais lançamentos.” Ainda em 2025 a expectativa é que a curva de crescimento do segmento de duas rodas mantenha sua trajetória tanto na produção quanto nas vendas. Mesmo otimista a Abraciclo ainda não definiu a intensidade do crescimento esperado pois há a oportunidade de conquistar uma expansão mais forte, com alta de dois dígitos, como em 2024, ou poderá seguir a média dos últimos anos, com crescimento em torno de 7,5%. Para 2024 a Abraciclo projetou produção de 1 milhão 720 mil motocicletas, volume 9,3% maior do que o produzido em 2023, enquanto as vendas deverão crescer 14,4% na mesma base comparativa, chegando a 1 milhão 810 mil. Segundo dados divulgados em janeiro pela Fenabrave, que reúne os concessionários, o mercado de motos fechou o ano passado com 1 milhão 876 mil emplacamentos, em expansão anual de 18,6%, e a entidade projeta nova alta de 10% em 2025, para 2 milhões 63 mil unidades vendidas. O ponto de atenção para o setor de duas rodas, assim como em 2023, continua sendo as exportações, que deverão encerrar 2024 com incremento de 6,3% e 35 mil unidades, volume distante do ideal pois “nossas exportações deveriam ser até quatro vezes maiores do que o volume atual”. Caso o cenário de exportação apresentado por Bento ocorresse, a indústria nacional chegaria mais rápido ao patamar de 2 milhões de unidades fabricadas. O grande entrave das exportações está nas legislações sobre emissões dos veículos de duas rodas adotados pelos países da região. No Brasil as motocicletas atendem ao nível 5 de emissões do Promot, Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos, mas os países da América Latina não exigem este nível, recebendo motocicletas mais baratas, a maioria asiáticas, e que estão longe do necessário controle padrão de emissões similar na Europa e nos Estados Unidos: “Estes modelos importados atendem apenas ao nível 2 ou 3 de emissões, ou até o nível 0 em alguns casos”. it is expected that this now will happen as early as 2026. This sales volume was last attained back in 2011, when a full 2.1 million units were sold. “Should we able to maintain the growth rate observed in the last two years, we will reach the 2 million level as early as 2026. This is feasible, and we are optimistic, as this volume will generate more investments, more local integration, and more new product introductions.” It is expected that still in 2025 the growth in the 2-wheel segment will maintain its course, in production inasmuch as in sales. Despite its optimistic take, Abraciclo has not yet defined the momentum in the expected growth, for there is a chance to get to an expansion in the two-digit zone, such as in 2024, or it could go back to last year’s average, for a growth of about 7.5%. For 2024 Abraciclo foresees production to reach 1 million 730 thousand bykes, for a 9.3% increase over 2023, whereas sales should go up by 14.4% in the same comparison, reaching 1 million 810 units. According to data released in January by Fenabrave, which brings together dealerships, the motorcycle market closed last year with 1 million 876 thousand registrations, an annual growth of 18.6%, and the entity projects a new increase of 10% in 2025, to 2 million 63 thousand units sold. The crucial issue concerning the 2-wheel sector, such as in 2023, is still exports, which should close 2024 with an increase of 6.3% and 35 thousand units, a volume far distant of the ideal number, as “our exports should be four times as much as the current volume”. Should the export scenario devised by Bento materialize, the Brazilian industry would of course get to the 2 million units produced level faster. The great hurdle for exports is in the legislation on emissions for the 2-wheel sector that is applied in the countries in the region. In Brazil, motorbykes abide by the level 5 of emissions mandated by Promot, Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos, but countries in the Latin America do not require this level. So, they get cheaper motorcycles, usually from Asia, which are far from the requirements in emission comparable to those of Europe and United States: “These imported models answer only to the 2 or 3 levels in emissions, or even level 0 in some cases”. And, because of that, our motorcycles find market share in the United States and Canada, among others, but they struggle to make headway

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