BrazilAutomotiveGuide_2025

BAG FABRICANTES DE CAMINHÕES • HEAVY DUTY TRUCK MANUFACTURERS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2025 | AUTODATA 31 Um dos fatores que podem endossar perspectiva um pouco mais otimista, de alta de 2% a 6% nas vendas, baseia-se no fato de que a Fenatran, maior evento do setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, realizada em novembro do ano passado, em São Paulo, não só bateu seu recorde de visitantes, 74 mil, como registrou o maior volume de negócios da história: R$ 15 bilhões. Traduzindo: há muitos negócios que podem surpreender as primeiras expectativas para 2025. A realidade é a de que são dois momentos distintos: o ano passado ficou marcado por recuperação profunda após o tombo de 2023 com a transição para o Euro 6, em que os preços dos caminhões foram majorados de 15% a 25%. Em 2024 as vendas 122 mil unidades, acréscimo de 13% na comparação com o ano passado. Existe a necessidade constante de renovação da frota e a expectativa de que o governo lance um programa que incentive a compra de caminhões zero-quilômetro. Outro ponto é que, se por um lado o PIB, cujo crescimento pauta o resultado das fabricantes de pesados, não crescerá tanto quanto se espera em 2024, alta de 3,5%, o agronegócio segue firme à espera de safra recorde. Carlos Briganti, diretor da Power System Research para a América do Sul, lembra que na safra 2023/2024 houve uma redução de 310 milhões para 290 milhões de toneladas de grãos – o que, inclusive, frustrou a projeção de muita gente durante a Agrishow, maior evento de tecnologia agrícola da região, realizada em Ribeirão Preto, SP, em abril. O cenário foi agravado pelas enchentes no Rio Grande do Sul. “Agora é prevista safra recorde de 325 milhões de toneladas, o que é muito bom. Só o que não está bom é o valor das commodities.” Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Volvo Caminhões, lembra, porém, que “mesmo com preços internacionais pressionados uma maior comercialização de grãos deverá ser registrada, havendo, consequentemente, aumento da necessidade de transporte e maior procura por caminhões”. Presidente e CEO da Scania na América Latina, Christopher Podgorski, diz que o bom presságio para 2025 é baseado nos setores que alavancam o segmento, como o agronegócio, a pecuária, carnes refrigeradas, mineração e florestal, o que deverá gerar demanda, sobretudo, de caminhões acima de 16 toneladas. One of the factors that might support a more optimistic take, calling for an increase going from 2% to 6% in sales is based on the fact that Fenatran, the largest event in road transportation and logistics in all of Latin America, which took place last November in São Paulo, not only established a new record for attendants, 74 thousand, as it also recorded the highest sales volume ever: R$ 15 billion. In other words, there are indications that might surprise us relative to early expectations for 2025. To sum it up, there were two different moments: last year was crucial as business picked up after the severe downfall in 2023 on account of the transition to Euro 6, when truck prices went up by 15% to 25%. In 2024 sales reached 122 thousand units, an increase of 13% in the year-toyear comparison. There is a constant need for fleet renewal and there is the expectation that the government will introduce a program to stimulate the purchase of brand-new trucks. Another point is that, on the one hand, growth of GDP which to a certain degree dictates the course of truck sales, will not grow as expected in 2024, for an increase of 3.5%; on the other hand the agribusiness remains strong, and expects a record harvest. Carlos Briganti, director of Power System Research for South America, remarks that in the harvest of 2023/2024 there was a reduction from 310 million to 290 million tons of grains. This was a disappointment for a lot of people during the Agrishow, the largest agro technology event in the region, which took place in Ribeirão Preto, SP, in April. This scenario was made worse by the floods in Rio Grande do Sul. “Now we envision a record crop of 325 million tons, which is very good. What is not so good is the price of commodities.” Alcides Cavalcanti, commercial director for Volvo Caminhões, reminds that “even with international prices somewhat depressed, a larger volume of transactions will happen, and as a result there will be an increase in the need for transportation and lerger demand for trucks”. President and CEO of Scania in Latin America, Cristopher Podgorski says that a good omen for 2025 is based on some sectors which leverage the segment, such as the agribusiness, cattle raising, chilled meat, mining, forestry. This should generate demand especially for trucks over 16 tons.

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