BrazilAutomotiveGuide_2025

BAG FABRICANTES DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES • CAR AND LIGHT COMMERCIAL MANUFACTURERS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2025 | AUTODATA 19 to de 2024 a Anfavea projeta crescimento de 5,6% para este ano, com a expectativa de que sejam negociados quase 2,8 milhões de veículos. Entretanto não há consenso, pelo menos por enquanto, nas projeções para 2025, de acordo com as consultorias entrevistadas por AutoData, que esperam alta de 3% a 6% do mercado. Alguns fatores podem ofuscar um desempenho mais robusto em 2025 e um dos jogadores adversários é o Proconve L8, nova fase do programa brasileiro de controle de emissões para veículos leves, que traz restrições mais fortes e obriga montadoras adotar tecnologias que elevam o preço dos veículos. Atualmente o tíquete médio dos modelos vendidos no Brasil ultrapassa os R$ 150 mil. Outro ponto que pode impedir o crescimento é a taxa Selic, que começa a ser elevada pelo Banco Central sob a justificativa de tentar controlar a inflação, na casa dos 5%. Esta combinação de juros mais altos, nova legislação de emissões e carros mais caros jogará contra uma expansão de dois dígitos porcentuais do mercado nacional: “A demanda por veículos leves no País encara desafios por causa da restrição do crédito”, diz Roberto Barros, analista sênior da consultoria S&P Global. “Este é o reflexo das altas taxas de juros e do preço mais alto com relação à média da renda brasileira.” Ele projeta para 2025 alta nas vendas de veículos leves de 2,8% sobre 2024, a projeção mais modesta dentre as consultorias. Milad Kalume Neto, consultor independente, com anos de experiência no setor, teve de revisar para baixo a sua projeção que, inicialmente, era de expansão de 8% para 2025 e, agora, é de 6%: “O incremento na taxa de juros será mais sentido, mas as bases sólidas da economia seguirão presentes. Mesmo com a revisão que fiz nas projeções ainda estamos falando de um mercado de 2 milhões 570 mil a 2,6 milhões de unidades”. A Bright Consulting também mantém projeção de 6% de alta nas vendas de veículos leves em 2025. Assim como as demais consultorias a Bright acredita que as bases macroeconômicas darão apoio ao mercado, com o Brasil elevando os níveis de renda e reduzindo o desemprego para a menor taxa da última década, em torno de 6%. CAUTELA DA INDÚSTRIA Segundo Márcio Lima Leite, presidente da Anfavea, com a taxa básica de juros na casa de 9,25% growth rate of 5.6% for this year, meaning a total of almost 2.8 million vehicles. However, there is not a consensus, at least for the time being, in estimates for 2025, according to sources interviewed by AutoData, with estimates ranging between 3% to 6% Some factors could daze a stronger showing in 2025, and one of the opponents is Proconve L8, a new step in the Brazilian program for emissions control of light vehicles, which brings additional, stronger limitations and compels manufacturers to adopt technologies that increase price tags. Currently, the average price for best sellers in this segment is above R$ 150 thousand. Another issue which could interfere with growth is the Selic rate, which is going up as the Central Bank struggles to control inflation, currently in the 5% range. This combination of higher interest rates, new legislation on emissions control and higher price tags will be a serious hurdle in the attainment of a two-digit growth for the national market: “Demand for light vehicles in this country faces challenges on account of credit limitations,” says Roberto Barros, senior analyst with consulting group S&P Global. “This is a reflection of high interest rates and higher price tags as compared to the average income in the country.” He forecasts for 2025 an increase on sales of light vehicles of 2.8% over 2024, the most conservative number among consulting firms. Milad Kalume Neto, independent consultant, with a long experience in the market, had to revise downwards his initial projection of 8% for 2025, and now puts it at 6%: “The increase in the tax rate will have its effect, but the solid foundations of the economy will still be there. Even with the reduction in my current forecast, we are still talking of a market worth from 2 million 570 thousand to 2.6 million units”. Bright Consulting also stands by a 6% growth rate in the sales volume of light vehicles in 2025. They too believe that the macroeconomic foundations will support the market, and Brazil will increase average per capita income, sending down the unemployment rate to around 6%, the lowest in this last decade. CAUTION IN THE INDUSTRY According to Márcio Lima Leite, president of Anfavea, with the basic interest rate hovering at

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=