BAG ASSOCIAÇÕES DE CONCESSIONÁRIOS • DEALERS ASSOCIATIONS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2025 | AUTODATA 142 cupa os concessionários do País, disse Andreta, porque boa parte dessa demanda passa pelas revendas, pois uma coisa é venda direta e outra é o faturamento direto. O segundo caso, que envolve taxistas, produtores rurais, o público PCD e outros, é quando a montadora apenas emite a nota, mas todo o trabalho de documentação e outros serviços necessários são realizados nas revendas, o que gera mais trabalho: “O faturamento direto vem se mantendo em ritmo equilibrado nos últimos anos, sofrendo com leves oscilações porcentuais em alguns meses, mas no geral o patamar no acumulado dos últimos anos é de equilíbrio”. Para os próximos anos a prioridade para melhorar o volume de negócios é o programa de renovação de frota, citado mais de uma vez e defendido há muito pelo setor automotivo. Isso servirá de estímulo para o setor, para a economia, gerará empregos, riquezas, ajudará na redução de acidentes e mortes, assim como na tão sonhada descarbonização do Brasil. BALANÇO 2024, PROJEÇÃO PARA 2025 Em 2024 a Fenabrave contabilizou vendas totais de 2 milhões 634 mil veículos, incremento de 14% na comparação com 2023. Este volume foi o maior para um ano desde 2019 e colocou o Brasil como o mercado que mais cresceu no mundo em 2024 no ranking dos dez principais países consumidores. O volume de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus vendidos ficou 21 mil unidades abaixo da mais recente projeção da Fenabrave, que calculava a venda de 2 milhões 655 mil. Segundo a entidade o número só não foi atingido por causa das festas de Natal e ano novo, que caíram no meio das duas últimas semanas do ano, levando ao postergamento de emplacamentos. No início de 2025 a Fenabrave divulgou suas projeções para o ano, desta vez com expectativas mais conservadoras: a entidade espera a venda de 2 milhões 766 mil veículos, em alta de 5% sobre 2024. A estimativa é de 2,6 milhões de automóveis e comerciais leves (+5%), 127 mil caminhões (+4,5%) e de 29,3 mil ônibus (+6%). Segundo o novo presidente da Fenabrave, Arcélio dos Santos Jr., a projeção mais comedida é devida, principalmente, ao encarecimento do crédito com inflação e juros em patamar mais elevado. The progress of direct sales, which has increased in the last couple of years, is not a source of concern for car dealers, said Andreta, because a good portion of this demand goes through the dealerships, as there is a distinction between direct sale and direct billing. The second case, which involves taxi drivers, agriculture producers, handicapped people and others, occurs when the manufacturer simply bills, but all the work related to documentation and related is performed in the dealerships, which obviously generates a workload: “Direct billing is holding its own in the last couple of years, experiencing small fluctuations in some months, but overall is has remained fairly consistent throughout the years.” For the next years, the priority to increase volume is the fleet renewal program, mentioned and advanced for a long time now by the industry. This will serve as a stimulus for the business, for the economy as a whole, will create jobs and wealth, and will help in the reduction of accidents and deaths, as well as the decarbonization effort SUMMARY FOR 2024, FORESCAST FOR 2025 In 2024, Fenabrave recorded total sales of 2 million 634 thousand vehicles, an increase of 14% compared to 2023. This volume was the highest for a year since 2019 and placed Brazil as the fastest growing market in the world in 2024 in the ranking of the ten main consumer countries. The volume of cars, light commercial vehicles, trucks and buses sold was 21 thousand units below the most recent forecast made by Fenabrave, which estimated sales of 2 million 655 thousand. According to the entity, the number was only not reached because of the Christmas and New Year celebrations, which were in the middle of the last two weeks of the year, leading to a postponement of registrations. At the beginning of 2025, Fenabrave released its forecast for the year, this time with more conservative expectations: the entity foresees the sale of 2 million 766 thousand vehicles, an increase of 5% over 2024. The estimate is 2.6 million cars and light commercial vehicles (+5%), 127 thousand trucks (+4.5%) and 29.3 thousand buses (+6%). According to the new president of Fenabrave, Arcélio dos Santos Jr., the more conservative forecast is mainly due to the increase in the cost of credit with inflation and interest rates at higher levels.
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