BrazilAutomotiveGuide_2025

BAG ASSOCIAÇÕES DE CONCESSIONÁRIOS • DEALERS ASSOCIATIONS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2025 | AUTODATA 141 ponderou a dificuldade de fazer projeções no Brasil, mesmo acertando a maioria delas e, como um dos seus últimos atos, elencou quais os fatores que precisam avançar para que o mercado continue a crescer: “O mercado demanda crescimento do PIB, do crédito, dos níveis de emprego e do aumento da renda. Temos que buscar reduzir os riscos, aumentar a previsibilidade e elevar os níveis de confiança dos consumidores e dos investidores”. Ele observa que sem isto e sem políticas permanentes para a renovação da frota circulante – que para veículos leves tem idade média de onze anos, mais de doze anos para caminhões e mais de onze para ônibus – não será possível atingir o crescimento sustentável que o Brasil precisa. Para reduzir a idade média são necessários investimentos em reciclagem, inspeção veicular e recursos que permitam a renovação, isso com base em estudos realizados pela Fenabrave para entender o cenário, os gargalos e buscar soluções para tornar viável a renovação dos veículos que circulam no País. Com tíquete médio em torno de R$ 150 mil os veículos vendidos no Brasil cabem cada vez menos no bolso da população, outro ponto que dificulta a renovação de frota. Desta forma a Fenabrave, durante a gestão de Andreta, elaborou uma sugestão para o governo federal que permitiria o desenvolvimento de um veículo de entrada, atingindo a base da pirâmide de consumidores: “Seria um programa permanente, atrelado à política industrial, que poderia ser adotado ou não por cada montadora, dependendo do seu planejamento estratégico. Este plano, contudo, não avançou, mas quem sabe no futuro, a partir do diagnóstico que fizemos do mercado, seja possível voltar a debater este assunto.” Com relação à oferta de crédito para o financiamento de veículos Andreta acredita que o Marco das Garantias será um importante estimulador da oferta no País: em caso de inadimplência os bancos têm a segurança de que conseguirão reaver o bem em curto espaço de tempo, o que não acontecia antes e demorava muitos meses até a retomada do veículo. Mas este não é o único fator que os bancos consideram, pois eles também avaliam a geração de emprego e renda, confiança e previsibilidade atrelados a um crescimento econômico sustentado por uma política fiscal disciplinada com relação aos parâmetros estabelecidos na reforma tributária. O avanço das vendas diretas, que ganharam espaço nos últimos anos, não é um fator que preoup his term, ponders the hard task of making predictions in Brazil, even though they managed to get most of them right; and as one of his final acts pointed out what are the factors that must make progress if the market is to continue to grow: “The market requires growth of GDP, of credit, of employment levels and increase in the per capita income. We must strive to reduce risks, increase predictability, and increase the confidence of consumers and investors alike.” He notes that barring these and in the absence of permanent policies for the renewal of the fleet – which for light vehicles the average age is eleven years old, over twelve for trucks, and over eleven for buses – we won’t be able to reach the sustainable growth the country needs. To reduce the age of the fleet it will be necessary to make investments in recycling, vehicle inspection, and resources to finance this replacement. This is based on studies made by Fenabrave to get a handle on the scenario, the bottlenecks, and ways to make viable the renewal of vehicles circulating. With an average price ticket of about R$ 150 thousand, the vehicles available in Brazil are increasingly less affordable, yet another point that makes fleet renewal more difficult. Thus Fenabrave, during Mandeta’s term, put together a recommendation for the federal government which would enable the development of an entrylevel vehicle, aimed at the lower layers of the consumer pyramid. “It would be a permanent program, tied to the industrial policy as a whole, which could be adopted by each car manufacturer, depending on its strategic planning. This plan, though, was cast aside, but maybe in a future time, based on the diagnosis we made on the market, it will be possible to take up the project again.” Concerning the availability of credit for vehicles, Andreta believes that the Marco das Garantias legislation will be an important stimulator of the supply; in case of default, the banks have the assurance that they will get back the vehicle in a short period, which was not the case previously, as it could take months to recoup the vehicle. Nevertheless, this is not the only factor to get the bank’s consideration, for they also take into account factors such as job creation, and thus income, confidence and predictability tied to economic growth supported by a responsible fiscal policy as it relates to the parameters in tax reform.

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