BrazilAutomotiveGuide_2025

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2025 | AUTODATA 14 BAG CONJUNTURA • SCENARIO rando que a taxa do início de 2024, de 9,25% ao ano, fosse retomada, a ideia era a de que o mercado alcançasse 3 milhões de unidades comercializadas este ano, e as vendas a prazo voltassem ao patamar de 70%. Mesmo assim a perspectiva é de mercado de quase 2,8 milhões de veículos, alta de 5,6% ante os 2 milhões 634 mil de 2024. A projeção para as linhas de produção é mais otimista, alta de 6,8%, para 2 milhões 749 mil unidades, uma vez que a entidade já contabiliza os efeitos do início da operação das fábricas da BYD, em Camaçari, BA, e da GWM, em Iracemápolis, SP, aguardadas para 2025. Este crescimento também se calca na expectativa de redução das importações – a entidade espera a recomposição integral da alíquota de 35% ainda este ano. De qualquer maneira, diante da pressão nos preços por causa da inflação que pode encerrar em 4,8%, quiçá, aos 5% /ano, há quem projete Selic de 15% em 2025, caso do Banco Itaú. Antes mesmo da alta da Selic pelo Copom, em novembro, o superintendente de pesquisa econômica da instituição, Fernando Gonçalves, já projetava Selic de 13,5% a 14%. Na ocasião ele ressaltou que o corte de gastos promovido pelo governo federal é importante, embora insuficiente, diante do fato de que não diminuirá a dívida com relação ao PIB que, ao contrário, fica maior conforme os juros sobem. Considerando que a elevada taxa de juros também reflete a intenção de realizar investimentos no setor produtivo, o PIB pode receber impactos. É esperado crescimento na geração de riquezas este ano de 2%, conforme projeção da Anfavea, de 2,1% para o BC e, no mais otimista dos casos, de 2,4%, por parte do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Para 2024, contrariando todas as projeções iniciais, a expectativa é que o PIB tenha um avanço de 3,5%. Quanto ao câmbio o BC estima que o dólar, de R$ 5,99 dos últimos dias do ano passado, encerre este ano aos R$ 5,85. Ao menos o Mover, Programa de Mobilidade Verde e Inovação, estimulou o anúncio de R$ 130 bilhões em investimentos por parte das montadoras e outros R$ 50 bilhões de empresas da cadeia de suprimentos. Lima Leite, da Anfavea: “Trata-se do maior ciclo de investimentos do setor automotivo na história”. A demora na publicação da regulamentação, porém, incomoda montadoras, principalmente por rate we observed in early 2024 was maintained, projections are that the market could reach the 3 million units level this year, and sales on credit would go back to the 70% level. Still, the forecast for the market is for almost 2,8 million vehicles, or a 5.6% increase, compared to the 5.6% increase translating into 2 million 634 thousand in 2024. Projection for production levels is more bullish, an increase of 6.8% to 2 million 749 thousand as the entity already takes into account the startup of the BYD, in Camaçari, BA and GMW in Iracemápolis, SP, plants which are planned for 2025. This growth also considers the expected reduction in imports – Anfavea expects the comeback of the 35% tariff this year. Anyway, given the pressure on prices on account of inflation, which could close at a 4.8%, even 5% yearly rate, some agents are predicting a Selic rate of 15% in 2025, with Banco Itaú being a case in point. Even before the latest rise in the Selic rate, back in November, the bank’s superintendent for economic research, Fernando Gonçalves already projected a Selic rate reaching up to 13,5 to 14%. In that opportunity, he stressed that cost reductions in the government’s agenda are important, though insufficient, as they will not reduce foreign debt as a proportion of the GDP; to the contrary, it goes up as the Selic rate goes up as well. Taking into account that the high interest rates also impact on the decision of investing in the productive sector, GDP could be adversely affected. It is expected that GDP should go up this year by 2% according to Anfavea’s projection. The Central Bank estimated 2.1%, and the most optimistic projection was 2.4% as put forward by IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. For 2024, topping all initial projections, now we should witness a GDP growth rate of 3.5%. As to the exchange rate, Central Bank estimates the US dollar trading at the R$ 5.99 level by the end of last year, should close this year at the R$ 5.85 level. The Mover, Programa de Mobilidade Verde e Inovação, prompted the announcement of a sum of R$ 130 billion in investments by manufacturers, plus an additional R$ 50 billion to be invested by chain of supply companies. Says Lima Leite, from Anfavea: “It is the most significant investment cycle in the automobile business ever.”

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=