BAG FABRICANTES DE PNEUS • TIRE MANUFACTURERS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2025 | AUTODATA 136 tria automotiva. A situação é de mais estabilidade, mas não compensa as perdas da reposição”. Responsáveis por quase metade das vendas os fabricantes nacionais de pneus para veículos de passeio apresentaram recuo de 6,5%, saindo de 25,3 milhões de unidades vendidas de janeiro a novembro de 2023 para 23,7 milhões em 2024. As vendas para montadoras, que respondem por 30% do mercado, recuaram 0,6%, de 7,3 milhões para pouco mais de 7,2 milhões. Já os pneus do mercado de reposição tiveram queda de 8,8%, de 18 milhões para 16,5 milhões em onze meses. A exportação também não é válvula de escape para a recuperação dos negócios. Müller explica que mercado de pneus no mundo tem previsibilidade das fontes de abastecimento, portanto sem grandes oportunidades para ganhar participação e contrabalancear as perdas internas. Ao contrário também vem apresentando saldo negativo. Em onze meses os embarques caíram 3,5%, para quase 10,6 milhões de unidades, na comparação com 2023. Independente da situação o presidente da Anip assegura que o setor seguirá em sua rota tecnológica na busca de qualidade ainda maior para atender às exigências constantes da indústria automotiva e do mercado em geral. Também enfatiza a preocupação do setor com o meio ambiente, com a reciclagem de 100% de seus produtos há vinte anos: “A destinação final dos pneus sem condições de uso é um exemplo para o mundo. Não se sabe ainda qual destino será dado aos importados”. Nos últimos dez anos os fabricantes de pneus investiram cerca de R$ 11 bilhões em suas unidades fabris no País para aumento da capacidade de produção, tecnologia, inovação e sustentabilidade: “Estamos trazendo o melhor que há no mundo. Hoje convivemos com estes desafios, mas não deixaremos de investir”. Estão instalados no Brasil atualmente onze fabricantes de pneus com 21 operações industriais, distribuídas por sete estados, responsáveis por 32 mil empregos diretos e 500 mil indiretos. due to technical reasons as well as partnerships with vehicle manufacturers. The situation is a bit more stable, but does not offset the losses of the repo market.” Local tire manufacturers for passenger cars, who account for almost half of sales in the country, saw their sales recede by 6.5%, going from 25.3 million units sold from January through November of 2023 to 23.7 million in 2024. Sales to car manufacturers, which account for 30% of the market, shrank by 0,6% from 7.3 million units to slightly over 7.2 million units. On the other hand, the tires aimed at the repo market fell by 8.8%, from 18 million to 16.5 million in eleven months. Then again, exports are not the silver bullet that will lead to the restoration of the volume business. Müller explains that the tire business all over the world has predictability concerning sources for supplies, therefore devoid of big opportunities to gain market share and thus offset losses incurred in the domestic market. Much to the contrary, it is showing negative results. In eleven months, shipments fell by 3.5% to almost 10.6 million units, compared to 2023. Regardless of the status quo, the president of Anip is adamant that the sector will continue to follow its technological track in the quest for higher quality standards, so as to serve the demands of the car industry and that of the market as a whole. He also emphasizes the industry’s concern with the environment, and the fact that 100% of its products have been recycled in the last twenty years: “The final destination of spent tires is an example to the world. But we don’t know what is the destination of imported tires.” Over the past ten years, tire manufacturers have invested around R$ 11 billion in their production facilities in the country to enhance production capacity, adopt new technologies, foster innovation, and promote sustainability: “We incorporate state-of-the-art concepts. While we encounter challenges, we are committed to continuing our investments.” There are currently eleven tire manufacturers in Brazil with 21 industrial operations, spread across seven states, responsible for 32 thousand direct jobs and 500 thousand indirect jobs.
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