BAG FABRICANTES INDEPENDENTES DE MOTORES PESADOS • INDEPENDENT HEAVY DUTY ENGINES MANUFACTURERS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2025 | AUTODATA 131 para criar soluções mais econômicas e menos poluentes, principalmente para o transporte de cargas. A diversificação de novos projetos tem contribuído para o crescimento de dois dígitos e para a manutenção deste ritmo em 2025. Além dos fabricantes de veículos comerciais também as empresas especializadas e independentes estão trabalhando em tecnologias que utilizam biogás, biodiesel, biometano e até etanol em motores pesados. Pensando em transição energética que caiba no bolso do frotista a FPT Industrial vem trabalhando para substituir em veículos pesados o motor a diesel por outro a gás. A empresa está testando esta adaptação, que altera também o escapamento, em caminhões de empresa paulista cujo nome é mantido em sigilo. Os resultados serão apresentados no primeiro trimestre deste ano. “Usamos tecnologia estequiométrica”, observa Amauri Parizoto, diretor comercial para a América Latina. “E esta tecnologia faz com que o motor a gás tenha o mesmo torque e potência de um veículo a diesel. Ou seja: o motorista não sentirá a diferença.” O executivo acredita que, além deste projeto, dois outros puxarão os negócios em 2025, cuja expectativa é crescer de 25% a 30% no Brasil e na Argentina. Um é o fornecimento para o ônibus a gás da Agrale e, outro, é projeto, da Landini, de exportação de tratores equipados com motores FPT de 4 e 6 cilindros. A Cummins tem posição semelhante. Reconhece que até 2030 não haverá tempo hábil para fazer mudança radical no uso de combustíveis e na redução de emissões. Tanto que, de acordo com sua diretora de vendas e marketing, Mariana Pivetta, o diesel seguirá predominante, respondendo por 85% a 90% do portfólio da companhia. Ela afirma que a Cummins pretende liderar a transição energética e que, para tanto, é preciso trabalhar com alternativas ao diesel, como o motor de 6,7 litros a etanol e a plataforma Helm, em que o bloco é comum e apenas o cabeçote é trocado, podendo ser usado hidrogênio, gás e diesel, o que deixa para o frotista a escolha da melhor solução à sua operação. No ano passado, devido à reação do mercado de caminhões e à fraca base de comparação de 2023, a empresa registrou crescimento de 40% na venda de motores, mas, para 2025, a expectativa é a de avançar 7%. No caso de ônibus, alavancado por reposição de estoque na cadeia e pelas encomendas transportation field. The diversification on new projects has been crucial in maintaining growth at the 2-digit level, and will continue to do so in 2025. Besides the commercial vehicles manufacturers, independent and specialized companies are working on technologies which use biogas, biodiesel, biomethane and ethanol for heavy duty engines. Considering the energy transition that a fleet operator could afford, FPT Industrial is working to the effect of replacing the diesel engine for one operated by gas in heavy vehicles. The company is testing this adaptation, which alters the exhaust, in trucks from a São Paulo company whose name was not disclosed. The results will be presented in the first quarter of this year. “We utilize stoichiometric technology,” remarksAmauri Parizoto, commercial director for Latin America. “And this technology results in a gas-powered engine presenting the same torque and engine power as a diesel engine. That is, the driver can not tell the difference.” The executive believes that, beside this project, two others will push business in 2025, supporting the expectation to grow from 25% to 30% in Brazil and Argentina. One consists on supplying for the gas-powered bus from Agrale; the other, a project by Landini, consists of exporting tractors with FPT 4 and 6 cylinders engines. Cummins has a similar proposition. It acknowledges that until 2030 there will not be enough lead-time to develop radical changes in the use of fuels and in emission reduction. So much so that Mariana Pivetta, director of sales and marketing, diesel products will continue to be dominant, accounting for between 85% and 90% of the company’s portfolio. She claims that Cummins is committed to lead the energy transition, and therefore, they work with alternatives to diesel, such as the 6.7 liter ethanol engine and the Helm platform, in which the engine block is standard and only the head is replaced to use either hydrogen, gas or diesel, which enables the fleet operator to choose the fuel that is more advantageous. Last year, due to the reaction in the truck market and also to the weak base for comparison in 2023, the company recorded a 40% growth in engines sales, but for 2025 the estimates are for a 7% growth rate. In the case of buses, leveraged by strong replenishment of inventory in the chain and
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