BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 81 BAG FABRICANTES DE ÔNIBUS • BUS MANUFACTURERS estimativa é a produção de 19 mil 850 unidades em 2023, resultado puxado pelo mercado interno, com cerca de 17,2 mil carrocerias. As exportações fecharam com recuo de 30%, na casa de 2 mil 650 unidades. A expectativa positiva para este ano se sustenta tanto no crescimento interno quanto no externo. No Brasil o setor vislumbra melhorias por causa do anunciado investimento de R$ 3 bilhões no sistema de transporte por meio de recursos do PAC. Outro fator é a expansão do turismo interno, com impacto no setor rodoviário em razão dos valores elevados das passagens aéreas e dos custos de viagens em automóveis. Também terá peso expressivo o edital do Programa Caminho da Escola, com mais de 15 mil unidades licitadas, boa parte sendo entregue em 2024. Para aumentar e fidelizar passageiros nas viagens mais longas as empresas têm reforçado investimentos na aquisição de veículos Double Decker, o que permite oferecer atrativos como distinção de classes, alimentação, internet e poltronas exclusivas para mulheres, que hoje já representam 49% dos passageiros. Com isto o operador pode aplicar tarifas diferenciadas para todo tipo de passageiro e elevar a receita. O mercado externo deve reagir principalmente pela retomada de mercados tradicionais, como Chile e Colômbia, que travaram as compras em 2023. Também existe a expectativa de incremento de negócios com países africanos, que reduziram compras em 2023, assim como na Argentina. “Para 2024 acreditamos na estabilização destes cenários e na retomada dos negócios, principalmente de elétricos para os países latinos.” Para fazer frente ao novo ambiente o setor e o governo federal trabalham em um programa para o desenvolvimento da cadeia produtiva do ônibus elétrico, com ênfase na nacionalização de equipamentos essenciais, como bateria, inversor e compressor de ar, hoje importados: “Com a consolidação de projetos da Eletra, Mercedes, BYD e Marcopolo já temos uma base de produção de chassi nacional elétrico encaminhada, o que facilita as exportações. O desafio é buscar bateria ao custo chinês”. Internamente a mobilidade elétrica desponta como novo segmento, mas que ainda não produzirá grandes efeitos. Com exceção da cidade de São Paulo, que tem programada a compra de 2 mil ônibus, para atender legislação já existente, as demais intenções são de compras para testes. estimate for all of 2023 is for production to reach 19 thousand 850 units, a movement fueled by the internal market with some 17.2 thousand bodies. Exports recoiled by 30% to 2 thousand 650 units. The positive take for this year is supported by growth expectations for both internal and external markets. In Brazil, improvements are expected as a result of the expected investment of R$ 3 billion in the transportation system through the PAC program. Another factor is the increase in domestic tourism, which will affect the road transportation network as this is a more competitive transportation means than both plane tickets and automobile travel costs. Another positive development is the Caminho da Escola program, with over 15 thousand units to be procured, a good part of which will be delivered in 2024. In order to increase the number of passengers and foster client loyalty in longer trips, the companies have invested in the acquisition of double-decker vehicles, which enables the companies to provide features such as class divisions, food, internet, and seats earmarked for women, who account for 49% of all seats sold. In doing this, the operator is in a position to apply differentiated prices thus increasing income. The external market will be helped by the recovery of traditional markets, such as Chile and Colombia, which sharply reduced purchases in 2023. There is also the possibility of an increase in business with African countries, which had reduced purchases in 2023, and Argentina as well. “For 2024 we believe in the stabilization of these scenarios and an upswing in the business, mainly electrical products for Latin countries”. So as to face the new picture, the industry and the public sector both work on a program for the development of the production chain of electric buses, with a focus on the nationalization of battery, inverter, and air compressor, which are currently imported: “With the consolidation of Electra, Mercedes, BYD and Marcopolo projects, we already have a basis for producing a national electric body, which will facilitate exports. The challenge remains to identify a battery with costs on a par with Chinese ones. In the domestic market electric mobility is the promise for a new segment, but it will take some time. Except for São Paulo city, which is programmed to buy 2 thousand buses in order to
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