BAG IMPORTADORES DE VEÍCULOS • VEHICLE IMPORTERS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 44 durante sua última entrevista coletiva do ano, sobre o aumento expressivo das importações no mercado brasileiro que, inclusive, contribuíram para elevar a quantidade de vendas em 2023. A origem destes veículos também preocupava a entidade. Até novembro, das quase 307 mil unidades importadas, 64% ou 196 mil ainda tinham origem na parceira Argentina, ao passo que, com 10% de representatividade ou 32,1 mil unidades, a China ampliou seus envios em 347% no mesmo período. Apenas para efeito de comparação: no mesmo período de 2022 a Argentina respondia por 73% das importações brasileiras de veículos, com 177 mil unidades, e China por 3%, com 7,2 mil unidades. A participação dos importados no mercado brasileiro cresceu de 13,7% para 14,9% em um ano. Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, comparou o volume das importações ao mercado total da Argentina, que encerrou 2023 com 407 mil unidades: “Isto acende um alerta, sim, junto com a queda de exportações”. Lima Leite ponderou que “quando uma indústria não mantém um ritmo crescente não só corre o risco de perder aquela produção e aquele tempo, mas também de não se recuperar se ela deixar de ocupar seu espaço.” O avanço dos importados no País pode, na avaliação do presidente da Anfavea, alterar os planos das empresas na produção local: “O investimento que deixa de ser feito no País não tem garantia de que será recuperado. Nós temos hoje de R$ 60 bilhões a R$ 70 bilhões de investimentos no setor automotivo, empresas grandes escolheram o Brasil para produzir, em especial a Great Wall Motor e a BYD, que encontraram no Brasil um ambiente muito bom para produzir.” O dirigente ponderou ainda que a maior parte das importações ainda são provenientes de países com que o Brasil mantém acordos comerciais: além da Argentina citou o México, responsável por 9% ou 26,8 mil veículos até novembro de 2023, avanço de 79%. Quanto aos chineses ele minimizou ao citar que a maior parte é de carros trazidos por BYD e GWM, que já têm planos de produzir localmente: Segundo Lima Leite ambas se tornarão associadas à entidade assim que começarem a fabricar no Brasil, sendo a GWM em maio de 2024 e a BYD no início de 2025. imports in the local marketplace, which played a key role in the increase of overall sales in 2023. The source of these vehicles was also a reason for concern for the entity. Up to November, out of almost 307 thousand units imported, 64% or 196 thousand units came from Argentina, whereas China, with 10% of the total, or 32.1 thousand units, increased its shipments by 347%. For the sake of comparison: in the same period of 2022, Argentina accounted for 73% of vehicle imports with 177 thousand units, and China for 3% with 7.2 thousand units. Imports as a whole grew from 13.7% to 14.9% in one year. Mr. Márcio de Lima Leite, president of Anfavea, compared the imported units to that of Argentina, which closed 2023 with 407 thousand units: “This is a wake-up call, along with the fall in exports”. Mr. Lima Leite noted that “whenever an industry fails to keep up with a growing rhythm not only runs the chance of losing the additional volume and time but also of not getting back to the spot it used to occupy”. The thrust forward of imported products could, in his evaluation, change the plans of the companies concerning local production: “The investment that will not be made in Brazil not necessarily will be recouped later. We have today somewhere between R$ 60 to R$ 70 billion of investments in the car business, big companies chose Brazil to establish plants, mainly Great Wall Motor and BYD, which decided Brazil is a very good environment to produce”. The executive still made the point that the largest part of imports are still coming from countries that are traditional trade partners of Brazil: besides Argentina, he mentions Mexico, which accounts for 9% or 26.8 thousand vehicles until November, or an increase of 79%. As to the Chinese, he stressed that most of the imports are cars brought by BYD and GWM, which have both announced plans for local production. According to Mr. Lima Leite, both will become members of the entity as soon as they start production, which should take place in May of 2024 in the case of GWM and at the beginning of 2025 for BYD.
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