BrazilAutomotiveGuide_2024

BAG FABRICANTES DE CAMINHÕES • HEAVY DUTY TRUCK MANUFACTURERS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 34 porcentual de expansão, mas todas, em uníssono, estavam ansiosas para virar a página, definitivamente, a fim de reparar o prejuízo e voltar a crescer. A opinião é partilhada por Christopher Podgorski, CEO e presidente da Scania Latin America, que afirmou que a Scania identificou melhora no segundo semestre, após um ano de queda na casa de 20% nas vendas, e passou a projetar crescimento de 25% nas vendas de caminhões este ano. Alcides Cavalcanti, diretor de operações da Volvo Caminhões, assinalou que ainda não tinha visão clara de como será este ano, mas que fatores positivos, como a agricultura, que aponta para um ano forte apesar do El Niño e das chuvas intensas que afetam o Rio grande do Sul, reforçam a previsão de que a produção seja um pouco melhor. A mineração com demanda estável, projetos florestais para celulose com rotas de transporte mais longas e pedidos gerados pela construção civil deverão contribuir para as vendas. Para Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o mercado de caminhões crescerá de 15% a 20% e sinal disto é que os frotistas já retomam as cotações a fim de não deixar as frotas envelhecerem mais. O avanço do PIB do agronegócio somado à expectativa de investimentos em infraestrutura, PAC, e à redução de taxas de juros deverão propiciar cenário mais favorável às vendas em 2024. Presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina, Achim Puchert afirmou que a redução dos juros e a perspectiva de taxas melhores para este ano deverão trazer alguma melhora: “Embora o caminho para a recuperação seja lento, ritmo que deverá seguir em 2024, vemos pequeno crescimento, não um crescimento revolucionário. A demanda deverá reagir, mas ainda não retornaremos ao nível de 2022”. Para 2024 a aposta da Anfavea é que a produção de pesados, incluídos caminhões e ônibus, avance 30,1%, totalizando 160 mil unidades. Quanto às vendas é esperada reação de 14,1%, para 146 mil unidades. As exportações deverão empatar com este ano, somando 22 mil unidades. Some manufacturers will not venture into offering a percent number for growth, but all of them were looking forward to turning the page for good, to fix the loss and return to growth. This point of view is shared by Mr. Christopher Podgorski, CEO and president of Scania Latin America, who said that Scania did record an improvement in the second half, after a year of reduction of 20% in sales, and now projects an increase of 25% in truck sales this year. Mr. Alcides Cavalcanti, director of operations with Volvo Trucks, pointed out that so far he did not have a clear vision on how the year will turn out, but that positive factors such as the agribusiness, which is in for a strong year despite El Niño and the heavy rains affecting Rio Grande do Sul, reinforce projections that production will be somewhat better. Mining with its stable demand, forestry projects for longer transport routes and orders from the construction business should all contribute to sales. To Mr. Ricardo Alouche, vice president of sales, marketing and services for Volkswagen Trucks and Buses, the truck market should grow by 15% to 20%, as suggested by the fact that fleet owners are taking price quotations so as to renew, if partially, their fleets. The increase in agribusiness put together with the expected growth in infrastructure, the PAC program, and the reduction in interest rates should usher in a more favorable scenario for sales in 2024. The president of Mercedes-Benz Brasil and CEO for Latin America, Mr. Achim Puchert states that interest rate reduction this year will bring about some improvement: “Even though the road to recovery will be slow, and this should hold for 2024, we foresee a small growth, rather than a revolutionary growth. Demand should come back, but we will not hit the level of 2022”. For 2024 Anfavea believes that production of heavy models, including trucks and buses, should increase by 30.1% to 160 thousand units. Concerning sales a growth of 14.1% is expected, for a volume of 146 thousand. Exports will repeat this year’s performance, for a total of 22 thousand units.

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