BrazilAutomotiveGuide_2024

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 21 BAG FABRICANTES DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES • CAR AND LIGHT COMMERCIAL MANUFACTURERS Márcio Lima Leite, presidente da entidade, disse que o clima é de otimismo para 2024, esperando uma melhora também na produção e nas exportações, sendo que a primeira deverá avançar 3,3% e a segunda 2,1%. O presidente da Volkswagen, Ciro Possobom, foi um dos executivos que demonstrou maior otimismo para 2024, apostando em um mercado até 10% maior na comparação com 2023. Esse incremento será puxado pela redução da taxa de juros, “pelo mercado corporativo muito forte e pelo fato de todas as montadoras estarem com abastecimento pleno sem grandes faltas de componentes, apesar das guerras”. A Bright Consulting também faz parte do grupo de otimistas para 2024, projetando um mercado de até 2,4 milhões, que caso se torne realidade, representará alta de 11% sobre 2023. A GM também foi a mais cautelosa, projetando crescimento de 2% a 5% para o mercado interno brasileiro, de acordo com seu vice-presidente de comunicação e relações governamentais, Fábio Rua. O executivo ressaltou um ponto desafiador para o ano que vem, que é a capacidade ociosa: “Podemos produzir 750 mil carros, nosso desejo é fazer pelo menos 600 mil. Temos mais de 350 fornecedores. E espero que 2024 seja melhor do que o resultado de 2023”. A Stellantis não divulgou sua projeção para 2024 mas demonstrou otimismo com o mercado brasileiro, de acordo com seu CFO para América Latina, Carlos Kitagawa: “A nossa região é muito significativa para a Stellantis no mundo e nós temos, sem dúvida, a crença de que continuaremos a investir muito forte aqui. Então, estamos prestes a anunciar o maior investimento da indústria automotiva no Brasil e isto será em breve porque inclui nosso processo de descarbonização”. O presidente da Nissan, Gonzalo Ibarzábal, também optou por não cravar um porcentual de expansão para 2024, mas revelou que aposta em expansão para o mercado interno por causa da “baixa dos juros acompanhada de sinais de avanço na economia”. Mauro Correia, presidente da HPE, que representa as marcas Mitsubishi e Suzuki no Brasil, disse que sua expectativa é um pouco mais cautelosa, aumento de 5% sobre 2023. Mas este avanço está diretamente ligado a alguns fatores: “Dependerá de algumas ações do governo. Se o dólar ficar de R$ 5 a R$ 5,10, e a Selic na faixa dos 9%, será muito bom para o mercado”. stated that the mood is one of optimism for 2024, with positive developments also in production and exports, with increases projected at 3.3% and 2.1% respectively. Mr. Ciro Possobom, Volkswagen’s president, was one of the most optimistic executives concerning 2024, calling for an increase of up to 10% when compared to 2023. This increase will be brought about by the decrease in interest rates, “by a very strong corporate market and by the fact that all car manufacturers enjoy full supply without major component shortages, despite the wars”. Bright Consulting is among those more sanguine concerning 2024, foreseeing a market as high as 2.4 million; should this scenario materialize, it will mean an increase of 11% in comparision to 2023. GM was a bit more cautious, calling for an increase in the 2 to 5% range for the domestic market, according to its vice president for communication and government affairs. Mr. Fabio Rua. The executive pointed out a challenge for next year, namely idle capacity: “We can produce 750 thousand vehicles; our aim is to produce at least 600 thousand. We have over 350 suppliers. And I expect 2024 to be better than 2023”. Stellantis did not disclose its forecast for 2024, but expressed optimism concerning the Brazilian market, according to its CFO for Latin America, Mr. Carlos Kitagawa: “Our area is very significant for Stellantis worldwide, and we are convinced beyond any doubt that we will continue to invest heavily in the local market. Accordingly, we are on the verge of announcing a major investment in the car industry in Brazil. This will happen soon, as it includes our decarbonization process”. The president of Nissan, Mr. Gonzalo Ibarzábal, also chose not to pinpoint a specific percentage for growth in 2024, but disclosed that he is a believer in growth for the internal market “as a result of decreasing interest rates, coupled with hints of economic growth”. Mr. Mauro Correia, president of HPE, which represents the Mitsubishi and Toyota brands in Brazil, said that his expectations are a tad more cautious, calling for an increase of 5% over 2023. But this is tied to some factors: “It will depend on some actions the government will take. Should the dollar stay within the R$ 5.00 to R$

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