BrazilAutomotiveGuide_2024

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 16 BAG CONJUNTURA • SCENARIO ração anual. As exportações deverão recuar 16%, para 404 mil unidades, devido ao encolhimento de mercados como Chile e Colômbia além da escassez de divisas na Argentina. Para 2024 a perspectiva é de alta de 6,1% nas vendas, que devem alcançar 2 milhões 450 mil. A produção deverá chegar a 2 milhões 470 mil unidades, incremento de 6,2% frente a 2023. E as exportações deverão somar 407 mil unidades, mais 0,7%. Os resultados terão importante contribuição dos pesados, prejudicados pela mudança da tecnologia de seu motor, para o Euro 6, o que, além das dificuldades econômicas, elevou os preços dos veículos de 15% a 30%. É aguardado o crescimento de 13,6% das vendas de caminhões e ônibus, totalizando 146 mil unidades, e de 32,1% na produção desses veículos, chegando a 160 mil unidades. A exportação, 22 mil unidades, deverá empatar com 2023. O maior volume, no entanto, provém dos veículos leves, cujas vendas deverão somar 2 milhões 304 mil unidades, avanço de 5,7%, e a produção deverá atingir 2 milhões 310 mil unidades, aumento de 4,8%. A exportação de 385 mil carros deverá ficar 0,8% acima do ano passado. Com a expectativa de que o movimento de queda na Selic prossiga a Anfavea espera uma taxa de 9,25% ao ano em 2024. Na ponta, para o consumidor que deseja adquirir financiamentos para veículos, os juros ficarão em 23% ao ano, contra 26% no fim de 2023. MOBILIDADE VERDE Na avaliação de JR Caporal, fundador e CEO da Auto Avaliar, da Carflip e da MegaDealer, a demanda por 0Km deve continuar a crescer na esteira da aguardada recuperação econômica e da migração para modelos mais eficientes e sustentáveis. “Este crescimento será impulsionado por fatores como a melhora da economia, a redução da taxa de juros e a maior aprovação de crédito. As montadoras também devem lançar novos modelos no Brasil em 2024, incluindo veículos elétricos e híbridos. Isso aumentará a oferta de opções para os consumidores e contribuirá para o crescimento do mercado.” Caporal acredita que o governo federal deverá lançar programa de financiamento para a compra de veículos elétricos. Com a publicação do Mover, Programa Mobilidade Verde, sucessor do Rota 2030, está previsto R$ 19 bilhões em incentivos fiscais até 2028, sendo R$ 2,5 bilhões este ano, especificamente para promover a descarbonização. in the year-to-year comparison. Exports should be reduced by 16% to 404 thousand units due to the reduction of the Chilean and Colombian markets, besides the lack of hard currency in Argentina. For 2024 prospects call for an increase of 6,1% in sales, to 2 million 450 thousand units. Production should reach 2 million 470 thousand units, an increase of 6,2% vis-à-vis 2023. And exports should reach 407 thousand units, for an increase of 0,7%. Results will be significantly impacted by the heavy segment, which was hurt by changes in the technology of its engine to Euro 6, which among other effects, increased the prices of these vehicles by 15% to 30%. A growth of 13,6% is expected in the sales of trucks and buses, totaling 146 thousand units, and 32.1% in the production of these vehicles, getting to 160 thousand units. Exports, at 22 thousand units, should equal these of 2023. The largest volume, though, comes from light vehicles, where sales should total 2 million 304 thousand units, for an increase of 5,7%, and production should reach 2 million 310 units, or an increase of 4,8%. Exports of 310 thousand units will mean an increase of 0,8% over last year. Given expectations that the Selic rate reduction will continue in place, Anfavea envisions a rate of 9.25% per year in 2024. On one end of the market, for the consumer seeking to finance the acquisition of a new vehicle, the rates will be 23% per year, as compared to 26% at the end of 2023. GREEN MOBILITY As seen by Mr. J.R. Caporal, founder and CEO of Auto Avaliar, Carflip and MegaDealer, demand for brand new models should continue to grow as a result of the expected economic recovery and the migration to more efficient, sustainable models. “This growth will be fueled by factors such as improvement in the economy, interest rate reduction, and easier credit. Manufacturers are expected to come up with new models in Brazil in 2024, including electrical and hybrid models. This will increase the range of options the consumer will be able to choose from, and will spur market growth”. Mr. Caporal believes that the federal government will launch a program aimed at financing the acquisition of electrical vehicles. With the introduction of Mover, Programa de Mobilidade Verde, which supersedes Rota 2030, a total amount of R$ 19 billion in incentives is in place for the

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