BrazilAutomotiveGuide_2024

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 146 BAG ASSOCIAÇÕES DE CONCESSIONÁRIOS • DEALERS ASSOCIATIONS mento em até 30%, mas precisa sair do papel e tornar-se realidade. O impacto dessa mudança deverá ser tão positivo quanto a redução do IPI que aconteceu durante alguns meses de 2023: “O volume de financiamento automotivo já representou 4% do PIB e agora está em 2,5%. Então, se voltarmos aos 4%, imagine o tamanho do mercado que formaríamos: tem tudo para voltar a ser o que já foi no passado”. Andreta lembrou que apenas 30% das vendas são financiadas, porcentual que deverá voltar a crescer caso os movimentos citados se concretizem. O Mover, programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação, criado pelo governo federal, também é visto com bons olhos pelo presidente Andreta Júnior pois conseguiu incluir todos os elos da cadeia automotiva, o que deverá aquecer o mercado. Na sua visão, o País corria o risco da desindustrialização e, agora, com o programa, tem tudo para alavancar os investimentos e a produção pois traz a tão esperada previsibilidade para as empresas. O presidente da Fenabrave disse que há alguns anos o setor automotivo não começava o ano com perspectivas tão positivas, sem neblina na estrada. Ainda assim existem alguns pontos de atenção para o ano, como uma possível falta de oferta dos modelos mais simples com preços acessíveis, além de planos de financiamento com juros mais baixos e prazos mais longos, assim como havia nos melhores anos do setor automotivo. Há, por outro lado, fatores imponderáveis no radar, como a continuidade e até ampliação dos conflitos internacionais ou possíveis crises econômicas e políticas que ainda não aparecem nas projeções de analistas e especialistas. This action will reduce the number of delinquent customers and could reduce the cost of financing a new car by as much as 30%, but it has to become a reality. The impact of such a change has the potential to be as effective as the reduction in IPI that took place for some months in 2023: “The volume of financing in the automotive business once represented 4% of the GDP, and now it hovers around 2.5%. Therefore, should we return to the 4% level, just think about the size of the market that would be formed: it could go back to what it once was”. Mr. Andreta reminds us that only 30% of sales are financed, and this figure should grow again should the aforementioned steps become a reality. Mover, the national program for Mobilidade Verde e Inovação, created by the federal government, is seen in a good light by president Andreta Junior, as it involves all links in the automotive chain, which would have the effect of stimulating the market. In his analysis, the country was running the risk of deindustrialization and now, with this program in place, we gather the conditions to leverage investments and production, for it brings much-needed predictability to the companies. The Fenabrave president stated that it has been years since the automobile industry started a new year under such favorable circumstances. Even so, there are still attention points for this year, such as a lack of sufficient offer of more basic models at affordable prices, and financing options at lower costs and longer terms, as we used to have during the best years of the car business. On the other hand, there are hard-to-fathom factors, such as the continuation and even the expansion of international conflicts or possible crises in either the economic or the political realms which are not yet on the radar of analysts and specialists.

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