BrazilAutomotiveGuide_2023

86 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide taca o compromisso do governo federal em promover acordos para estimular a produção local de microchips, ainda que isto seja algo para sair do papel no médio a longo prazo. “Embora falte ainda borracha, resina e ou- tros insumos, os chips ainda são o calcanhar de Aquiles do segmento.” Para a especialista, ao que tudo indica, haverá a ma- nutenção do nível técnico nos ministérios do novo go- verno, o que ajuda bastante nas negociações do setor automotivo. INVESTIMENTOS Em 2022 as torneiras dos investimentos dos fabrican- tes de autopeças foram abertas a fim de produzir com- ponentes para os novos caminhões e ônibus Euro 6, que atendem à nova fase do programa brasileiro de redução de emissões para veículos pesados, o Proconve P8, em vigor desde o início deste ano. Levantamento do Sindipe- ças aponta para aportes que totalizaram R$ 2,3 bilhões, incremento de 9,5% ante 2021 e mais que o dobro de 2020. Para 2023, no entanto, não há motivo tão robusto para elevar investimentos e as empresas ainda não anun- ciaram novos aportes. A expectativa do Sindipeças é de retração de 13% na injeção de recursos: R$ 2 bilhões. “O mercado ainda está cauteloso, por isso ainda não foram feitos os grandes anúncios. Há muitas variáveis críticas ainda sem horizonte de solução. A expectativa diante da recessão mundial traz dificuldades gigantescas, principalmente às empresas multinacionais, que trazem o dinheiro para cá. A continuidade da guerra na Ucrânia também ainda deixa todos no compasso de espera”, ava- lia Flávia Spadafora. A consultora prevê que, com um horizonte mais claro, deverá continuar o movimento de consolidação de gran- des grupos fabricantes de autopeças, a fim de unir esfor- ços, diluir investimentos em novas tecnologias e ampliar a presença em mais localidades. E o mercado de reposição deverá continuar aquecido e rendendo faturamento ao segmento. O faturamento do setor de autopeças, calculado em R$ 177,5 bilhões em 2022, alta de 8,5% sobre 2021, de- verá continuar em expansão. Para 2023, de acordo com o Sindipeças, a receita esperada é de R$ 188,4 bilhões, incremento de 6,1%. Diante disto, Flávia Spadafora resu- me: “Mantemos um olhar otimista realista para 2023”.  promoting agreements to stimulate local production of microchips, even though this is a project that will take some time to become reality. “Even though we also have a shortage of rubber, resin and other inputs, the chips still are the Achilles’ Heel in the segment”. To the specialist, it appears, the technical level in the minister’s teams will be maintained in the new government, which will be very helpful in the negotiations with the automobile sector. INVESTMENTS In 2022 auto parts manufacturers provided adequate funding to enable them to produce components for the new Euro 6 trucks and buses, which are consistent with the new phase of the Brazilian program for emissions for heavy trucks, Proconve 8, in place since the beginning of this year. A survey by Sindipeças points out capital inputs of R$ 2.3 billion, for an increase of 9.5% vis-à-vis 2021 and more than double that of 2020. For 2023, however, there is not a strong reason to raise investments and the companies are yet to announce new cash injections. Sindipeças expectations are that there will be a reduction of 13% in investments, down to R$ 2 billion. “The market is still very cautious, and this is the reason why no big announcement has been made. There are many critical variables where solutions are still out of the radar. Expectations in the face of a worldwide recession bring gigantic difficulties, mainly to multinational companies, which bring in money from out of the country. The ongoing war in Ukraine still has everybody guessing”, says Ms. Spadafora. The consultant foresees that, with a more clear perspective, there will be a continuation of the consolidation of big groups of auto parts manufacturers so as to consolidate efforts, dilute investments in new technologies and increase and strengthen their presence in more locations. And the reposition market should continue to be hot, yielding good billings to the segment. Total billings for the auto parts sector, calculated at R$ 177.5 billion in 2022, for an increase of 8.5% over 2021, should continue to expand. For 2023, according to Sindipeças, billings are estimated at R$ 188.4 billion, for an increase of 6.1%. Taking it all into consideration, Ms. Spadafora sums up: “We maintain an optimistic view for 2023”.  FABRICANTES DE AUTOPEÇAS/SISTEMISTAS • AUTOPARTS/SYSTEMS MANUFACTURERS

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