BrazilAutomotiveGuide_2023

85 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide Diante deste contexto a cadeia automotiva brasileira tem oportunidade única de se reindustrializar e de am- pliar suas exportações, avalia Flávia Spadafora, responsá- vel da consultoria KPMG pelo desenvolvimento de planos de negócio e relacionamentos na indústria automotiva da América do Sul. “Com a aceleração da eletrificação em outros conti- nentes o Brasil, por ter essa indústria local fortalecida e decidir apostar na transição passando pela hibridização, torna-se um polo de exportação. Até porque o veículo a combustão não vai sumir de uma hora para outra e have- rá a necessidade de manter um mercado de volume nes- sas outras regiões. É uma área de oportunidade, o que traz uma expectativa bastante positiva para o segmento.” Apesar de os fabricantes de veículos e autopeças no Brasil terem na Argentina seu principal destino de expor- tações, as instabilidades que atingiram em cheio o país vizinho em 2022 fizeram com que as empresas olhassem para outros mercados, como México, Colômbia e Chile. E a medida em que o consumo argentino for restabelecido, as compras de autopeças brasileiras tenderão a aumentar ainda mais, pontua a consultora. Flávia Spadafora complementa que o caminho inter- mediário a ser seguido no Brasil, com os híbridos, confe- re também uma janela de oportunidade para se preparar para a curva de entrada dos elétricos no País e então iniciar a produção dos insumos necessários para esta tec- nologia. SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES A consultora lembra que nos últimos anos, passada a recessão do biênio 2015 e 2016, as fabricantes de peças e componentes no Brasil sofreram muito diante dos reve- zes econômicos, o que levou muitas delas a encolher as operações, fechar as portas ou, ainda, promover fusões como forma de subsistência. Com o golpe da pandemia a saída foi direcionar os esforços para o mercado de reposição, altamente de- mandado pelos consumidores que preferiram investir na manutenção do carro usado diante do quadro de juros e inflação em alta e da queda do poder aquisitivo para comprar um zero-quilômetro. A escassez de modelos no- vos, devido a problemas de produção, também ajudou a impulsionar o aftermarket. Flávia Spadafora observa que a persistente falta de semicondutores acabou estimulando iniciativas de nacio- nalização de componentes que estão em curso. Ela des- automotive chains have a unique opportunity to re- industrialize and increase their exports, says Ms. Flávia Spadafora, who is with KPMG, in charge of developing business plans and relations in the automotive industry in South America. “Given that electrification is picking up in other continents, Brazil in having this industry well supported and deciding to bet on the transition with hybridization should become an export center. One reason is that the combustion vehicle will not disappear overnight and there will be the need to maintain a mass market in those other regions. It is an area of opportunity, which brings very positive expectations to the segment”. Even though domestic car and parts manufacturers have Argentina as the main destination for their exports, the lack of stability in the neighboring country in 2022 forced the manufacturers to consider other markets, such as Mexico, Colombia and Chile. Moreover, as consumption in Argentina picks up again, the purchase of Brazilian auto parts will increase, points out the consultant. Ms. Spadafora further states that the intermediate way to be followed in Brazil, with the hybrids, provides a window of opportunity for the fore coming entry of electric models in the country and then to kick off production of the inputs necessary for this technology. OVERCOMING HURDLES The consultant says that in the last couple of years, after the recession of 2015 and 2016, parts and components suppliers in Brazil endured a lot of stress in the face of economic setbacks, which led many of them to reduce operations, shut the operation altogether, or engage in fusions as a means of survival. When the pandemic struck, the way out was to direct efforts toward the reposition market, which was in high demand as car owners decided to invest in maintaining their cars, given the scenario of interest rates and inflation going up, and purchasing power going down, which prevented many from buying a brand- new car. The insufficient availability of new models, in the face of production problems, also helped the aftermarket. Ms. Spadafora remarks that the enduring lack of semiconductors fueled initiatives for the nationalization of these components that are underway. She points out to the commitment of the federal government to

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