BrazilAutomotiveGuide_2023

84 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide E mbora as previsões para 2023 ainda estejam um tanto nebulosas, diante da possibilidade de re- cessão global, uma coisa parece certa: o pior da crise de fornecimento de componentes, como semicondutores, já passou. Além disso a pandemia de covid-19 e a escassez de suprimentos acabaram deixan- do um legado positivo: a necessidade de ampliar a na- cionalização, a fim de garantir que partes e peças sejam produzidas mais perto de onde são consumidas. Esta é uma tendência que deverá ganhar força ao longo deste ano e direcionar os planos das fabricantes de autopeças e sistemistas. A continuidade da produção de veículos a combustão no Brasil, com a possibilidade de expandir a adesão ao etanol e rumo ao início da produção de veículos híbridos flex, como motores elétrico e bicombustível etanol-gaso- lina, pode conferir maior protagonismo mundial à cadeia nacional de autopeças, uma vez que boa parte do mun- do não pode e não irá migrar totalmente para os carros elétricos, o que abre oportunidade ao País de se tornar fornecedor global de veículos, motores e peças que es- tão sendo abandonados na Europa e nos Estados Unidos. Nova oportunidade para os fornecedores de componentes Even though forecasts for 2023 are still a bit foggy, given that global recession is a distinct possibility, one thing seems certain: the worst of the crisis in components supply, such as semiconductors, is over. Besides, the Covid-19 pandemic and the scarcity of supplies left a positive legacy as well: the need to increase nationalization so as to make sure that parts be produced closer to where they are needed. This trend should gain momentum in 2023 and serve as a guide in the planning of parts manufacturers and systemists. The sustained production of combustion vehicles in Brazil, with a possibility to increase adherence to ethanol and towards the start of production of hybrid flex vehicles, such as electric engines and bi-fuel ethanol-gasoline, could imprint more world relevance to the national chain of auto parts, given that a good portion of the world can not and will not migrate entirely to electric cars. This opens up an opportunity for the country to become a world supplier of vehicles, engines and parts that are currently being abandoned in Europe and the United States. In the face of such a context, the Brazilian New opportunities for components suppliers Empresas podem ampliar fornecimento dentro e fora do País Companies can increase their supply in and outside the country FABRICANTES DE AUTOPEÇAS/SISTEMISTAS • AUTOPARTS/SYSTEMS MANUFACTURERS

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=