BrazilAutomotiveGuide_2023

8 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide A história vivida pela indústria automotiva no Bra - sil em 2022 foi bem parecida com a de 2021. No início do ano a projeção era fabricar de 2,4 milhões a 2,5 milhões veículos. Mas a falta glo- bal de semicondutores, que começou a se mostrar já no fim de 2021, frustrou as expectativas, puxando forte - mente para baixo a produção das montadoras instaladas no País. Todas em algum momento precisaram reduzir o ritmo das fábricas e, em alguns casos, até paralisar as linhas por alguns dias. Todos os segmentos foram afeta- dos: automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O primeiro semestre de 2022 foi o período mais crí- tico e a indústria registrou queda de 5% na comparação com igual período de 2021, somando 1 milhão 91 mil uni- dades produzidas. Após o resultado de junho, a Anfavea, entidade que representa os fabricantes de veículos no País, optou por revisar suas projeções para o ano, redu- zindo a expectativa para 2 milhões 340 mil, ou 120 mil unidades a menos que o número divulgado em janeiro, mas ainda com crescimento de 4,1% sobre 2021. O segundo semestre começou com a retomada de volumes nas linhas de produção e ao fim de julho o setor 2022 quase igual a 2021 Falta de componentes frustrou expectativas de crescimento Lack of components thwarted hopes of growth The history that the automotive industry experienced in Brazil in 2022 was rather similar to that of 2021. At the beginning of the year, projections called for a yearly production of 2.4 to 2.5 million vehicles. However, the global scarcity of semiconductors, which started to take shape at the end of 2021, frustrated expectations, drawing down with a vengeance production of car manufacturers. Every one of them, at one point or another, had to reduce production levels, and, in some cases, stop production lines for days. All segments were affected: cars, light commercial vehicles, trucks and buses. The first half of 2022 was the most critical period and the industry experienced a reduction of 5% compared to the same period in 2021, totaling 1 million 91 thousand units produced. After the June results, Anfavea, the entity that represents car manufacturers in Brazil, decided to revise their forecast for the year, reducing it to 2 million 340 thousand, or 120 thousand units lower than the number published in January, but still showing a 4.1% growth over 2021. The second half of the year started with volumes 2022 almost the same as 2021 DESEMPENHO & PERFIL • PERFORMANCE & PROFILE

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