BrazilAutomotiveGuide_2023

76 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide O dirigente também demonstra preocupação com o custo do financiamento, considerando a taxa Selic eleva- da e a falta de programas de estímulos ao setor. Do lado positivo, o presidente da Fabus observa ain- da que se o crescimento do PIB for mais robusto haverá criação de vagas formais de emprego, com reflexos no transporte de passageiros, gerando mais receita ao setor. Ao mesmo tempo as exportações devem ganhar maior fôlego com a reorganização dos mercados, ainda que haja a ameaça de inflação global. Bisi elenca também os contratos já fechados de R$ 100 bilhões para obras de infraestrutura em razão das privatizações, o que pode gerar negócios no fretamento. Para Bisi o programa Caminho da Escola terá conti- nuidade e pode ganhar mais força no novo governo, já que a iniciativa foi criada em gestão anterior do Partido dos Trabalhadores, garantindo bons volumes para micro- -ônibus. Em razão da pandemia prefeituras estenderam as concessões dos contratos, prazo que já se encerrou e que agora exige renovação de frota. “A idade média dos ônibus está mais alta, o que repercute em aumento de consumo de combustível e manutenções mais frequen- tes, elevando o custo operacional, e exigindo renovação”, destaca Bisi. Outra medida que pode trazer resultados positivos é o Marco Legal do Transporte Público, que segue em dis- cussão até fevereiro na forma de audiência pública orga- nizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Bisi vislumbra na proposta a segurança jurídica necessária para que os governos sigam subsidiando o transporte ur- bano, o que vem sendo feito por mais de 250 prefeituras de todo o Brasil de forma a evitar o colapso no transporte – antes da pandemia eram menos de dez. “As prefeituras poderão justificar o auxílio ao trans- porte, ajudando na compra de equipamentos e financian- do mais obras de infraestrutura”, prevê. O Marco Legal ainda possibilitará outras medidas, como a revisão da Cide, Contribuição de Intervenção no Domínio Econômi- co, de forma a estimular investimentos na descarboniza- ção e a regulamentação de receitas extratarifárias. Bisi destaca também a possível continuidade do auxí- lio federal para subsidiar as tarifas dos passageiros com mais de 65 anos, que teve recursos liberados no último trimestre do ano, com repercussão importante no caixa das empresas.  consumption savings, which could go from 3 to 10%, whereas the product cost should go up by as much as 30%. That is why more significant purchase volume should happen in the second half of the year”, observes. The executive also shows concern with the cost of financing, taking into account the Selic rate and the lack of stimuli to the sector. On the bright side, the president of Fabus remarks that if the growth in GDP were to be stronger there will be the creation of new formal jobs, with an impact on revenues. At the same time, exports should get steam with market reorganization, even though the threat of global inflation is there. Mr. Bisi enumerates the contracts already closed worth R$ 100 million earmarked for infrastructure works because of privatizations, which should generate additional business to freight. To Mr. Bisi, the Heading to School program will be maintained and could be emphasized in the new government, as the initiative was created in the previous Partido dos Trabalhadores administration, generating good volumes for microbuses. Because of the pandemic, city administrations extended contracts, but the additional period has expired and now requires fleet renewal. “The median age of the bus fleet is now higher, which translates in increased fuel consumption and more frequent maintenance, which kicks up operational cost, demanding renovation”, highlights Mr. Bisi. Another initiative that could bring positive results is the Legal Frame of Public Transportation, which will be discussed until February in the form of public audiences organized by the Ministry of Regional Development. Mr. Bisi envisions in the proposal the required legal safety needed for governments to continue subsidizing urban transportation, which is currently done by over 250 city administrations all across Brazil to prevent a transportation collapse -- before the pandemic there were less than ten. “City administrations could explain the transportation subsidy, helping in the acquisition of equipment and financing more infrastructure works”, he says. The Legal Frame will still make possible another kind of initiative, such as the review of the Cide, a tax that could encourage investments aimed at decarburization and the regulation of extraordinary income.  FABRICANTES DE ÔNIBUS • BUS MANUFACTURERS

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