BrazilAutomotiveGuide_2023

74 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide O segmento de ônibus foi o mais afetado pelas restrições provocadas pela pandemia de co- vid-19. No primeiro ano da emergência sanitá- ria, em 2020, com a paralisação de linhas e re- dução do volume de passageiros, a produção de chassis tombou 33%, para 18,4 mil unidades, e os fabricantes de carrocerias sentiram impacto parecido, com queda de 27%, para 16,3 mil unidades. Em 2021 os encarroça- dores contabilizaram nova e profunda retração, de 25%, para 12,3 mil, enquanto as fábrica de chassis até con- seguiram elevar um pouco o ritmo, produziram 18,9 mil, leve alta de 2,6%. Em 2022, com a flexibilização das restrições de circu- lação e liberação de uso pleno da capacidade dos ônibus, o movimento de passageiros aumentou, o que levou o transportador a investir na ampliação da frota. De janeiro a dezembro a Fabus, que representa sete encarroçadores com operações no País, apurou expressivo crescimento de 23,4%, com 17,4 mil unidades entregues, das quais 5,2 mil para exportação. Contudo, não conseguiram su- perar o volume de 22,2 mil alcançado antes da pandemia. “Registramos aumento de quase 60% na produção, ainda assim ficaremos abaixo de 2019”, lamanta Rubens Bisi, presidente da Fabus. Recuo após forte retomada The bus segment was most affected by the restrictions brought about by the Covid-19 pandemic. In the first year of the sanitary emergency, in 2020, with the interruption of bus lines and the reduction in the number of passengers, the production of chassis fell by a whopping 33%, to 18.4 thousand units, and the body manufacturers felt a similar impact, with a reduction of 27% to 16.3 thousand units. In 2021, the body manufacturers underwent a new and deep retraction of 25%, down to 12.3 thousand, whereas the chassis manufacturers managed to increase a bit their output, manufacturing 18.9 thousand, for a slight increase of 2.6%. In 2022, given the relaxation of the restrictions in circulation, and the total relaxation of rules concerning bus capacity utilization limits, the number of passengers increased, which motivated the carrier to invest in the increase of fleets. From January through December Fabus, which represents seven bus bodybuilders operating in the country, recorded a strong growth of 23.4%, with 17.4 thousand units shipped, out of which 5.2 thousand was for export. They could not, however, exceed the volume of 22.2 thousand attained before the pandemic. “We note the increase of almost 60% in Recoil after a strong recovery Depois da recuperação de produção e vendas em 2022 fabricantes de chassis e carrocerias de ônibus esperam declínio em 2023 After the recouping of production and sales in 2022, chassis and body manufacturers expect a decline in 2023 FABRICANTES DE ÔNIBUS • BUS MANUFACTURERS

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