BrazilAutomotiveGuide_2023

65 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide “Seria muito bom repetir o resultado de 2022, consi- derando a estimativa de queda de 10% na produção de caminhões”, externa o presidente da Anfir, José Carlos Sprícigo. O recuo é esperado em razão do aumento de preços como decorrência da adoção da motorização Euro 6, para atender à nova fase do programa brasileiro de redução de emissões para veículos pesados, o Proconve P8. A expectativa de manutenção de números em alta também se deve ao movimento dos clientes em adiar as compras, no mês de outubro, para aguardar a chegada das novidades da Fenatran, realizada no início de novem- bro. “É possível que as compras adiadas se concretizem ao longo de 2023”, acredita o dirigente. A repetição do resultado de 2022 em 2023 está for- temente vinculada aos resultados recordes do setor na Fenatran, que gerou expectativa de vendas na ordem de R$ 3,5 bilhões no mercado interno, substancial elevação de 34% sobre os R$ 2,6 bilhões faturados em 2019, na edição anterior do evento. “A feira superou em muito a expectativa que a indús- tria tinha. O interesse do público em conhecer as novi- dades do setor foi imenso e a isso se somou a demanda dos empresários do transporte rodoviário de cargas por produtos mais modernos e eficientes oferecidos pelas empresas”, sustenta Sprícigo, projetando negócios su- ficientes para fechar a carteira de pedidos do primeiro trimestre deste ano. “A modernização da frota de caminhões será outro ingrediente positivo no segmento de implementos rodo- viários”, acrescentou o vice-presidente da Anfir, Wilson Ferri. As projeções do setor também consideram a continui- dade do desempenho positivo do agronegócio, responsá- vel por 70% do faturamento da indústria. “A safra espera- da é de 320 milhões de toneladas de grãos, em torno de 48 milhões de toneladas a mais da registrada em 2022”, aponta o dirigente. Outra contribuição deve vir do crescimento do consu- mo interno, gerando aumento de necessidade de fretes urbanos. Esta possibilidade já se tornou mais concreta, em 2022, com o recuo inferior a 1% no segmento de car- rocerias sobre chassi, produto que tem a distribuição ur- bana como uma de suas principais aplicações. Sprícigo ainda comenta que a queda de 8,5%, até novembro, no segmento de veículos rebocados não sig- nifica, necessariamente, redução de negócios, mas con- “It would be satisfactory to repeat 2022 volume, considering the estimate that truck production will fall by 10%”, says president of Anfir, Mr. José Carlos Sprícigo. That reduction is called for as a result of price increases, which will be brought about by adopting the Euro 6 motors, which will take place to adapt local production to the emission reduction of heavy trucks program, the Proconve P8. Another reason for the prediction that these numbers will be attained is the attitude by buyers to postpone purchases in October, as prospective buyers will be watching new opportunities during Fenatran, which takes place in early November. “It is possible that these potential purchases that were postponed will take place along 2023”, believes the executive. Repeating in 2023 the numbers attained in 2022 is strongly tied to the record-breaking results attained with Fenatran, which generated expectations of sales in the neighborhood of R$ 3.5 billion in the internal market, a substantial increase of 34% over the 2.6 billion that were sold in 2019, the precious edition on the event. “This show significantly exceeded the forecast the industry had. The interest of the public in getting acquainted with the innovations in the market was immense and to this we should add the demand of businessmen in the road transport business for more modern, more efficient products offered by the companies”, says Mr. Sprícigo, who foresees enough business to complete his order backlog for the first quarter of the year. “The modernization of the truck fleet will be another positive ingredient in the road equipment segment”, adds the VP of Anfir, Mr. Wilson Ferri. Estimates from the sector also consider the achievement of positive performance of the agribusiness, which represents 70% of the total industry. “The expected harvest is 320 million tons of grain, about 48 million over 2022 levels”, stresses the executive. Another contribution should come from growth in the internal market, generating an increase in the need for internal freight. This possibility is already more visible, in 2022, with a reduction in sales lower than 1% in the segment of bodies over chassis, which is a product aimed mainly at urban markets. Mr. Sprícigo also considers that the sales slump of

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