BrazilAutomotiveGuide_2023

47 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide Queremos seguir crescendo gradativamente para que, em 2029 ou 2030, a indústria volte ao patamar de 2 mi- lhões de unidades produzidas por ano”. Carlos Briganti, consultor da Power Systems, também considera crescimento para 2023, mas um pouco mais cauteloso, com alta de 3% a 4% sobre 2022. Para Briganti este será um resultado positivo: “O setor cresceu bas- tante desde 2020, mesmo que ainda longe dos números históricos. Para 2023, um ano desafiador por causa da previsão de baixo crescimento do PIB e juros altos para financiamentos, uma expansão nesse ritmo é positiva”. O varejo deverá acompanhar o ritmo de avanço da produção em Manaus em 2023, impulsionado por uma fila de espera por modelos de baixa cilindrada, que avan- çará de 2022 para 2023. Segue puxando a demanda para cima o crescente uso de motos para entregas urbanas, bem como os consumidores que veem neste tipo de veí- culo uma opção mais barata para se locomover, com me- nor custo de manutenção e consumo de combustível. PONTOS DE ATENÇÃO Mas nem todos os fatores são positivos e Fermanian também cita alguns desafios que a indústria enfrentará ao longo de 2023. É o caso da alta taxa de desemprego, que precisa ser reduzida para devolver à população po- der de compra e confiança para consumir. Controlar a inflação, reduzir a taxa de juros e manter os incentivos da Zona Franca de Manaus também são pontos de atenção: “A reforma tributária é necessária para o ano que vem, mas dentro dela é necessário man- in 2023. We want to keep on growing gradually so that, in 2029 or 2030, the industry will be back to the 2 million units level. Mr. Carlos Briganti, a consultant with Power Systems, also foresees growth for 2023, but is a bit more cautious, with an increase of 3 to 4% over 2022. To Mr. Briganti, this should be considered a positive result: “The sector has grown substantially since 2020, even though still far from the historical numbers. For 2023, a challenging year as estimates indicate low GDP performance plus high-interest rates, an expansion of that order is positive”. Retail should follow the rhythm of progress in the Manaus production in 2023, pushed by a waiting list for models of low cylinder capacity that will enter 2023. One factor that will be instrumental in pushing demand is the growing number of motorcycles for urban deliveries, as well as those consumers that see in this kind of vehicle a cheaper option to go around, with lower maintenance cost and fuel consumption. ATTENTION POINTS But not every factor is positive and Mr. Fermanian mentions some challenges the industry will face in 2023. A point in case is the high unemployment, which will have to be reduced to give back to the population both purchasing power and the confidence to consume. To control inflation, reduce the interest rates and maintain the incentives in the Free Zone in Manaus are also attention points: “The tax reform is necessary Divulgação

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