BrazilAutomotiveGuide_2023

41 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide sofre com inflação em alta e também com problemas de fornecimento de gás por causa da guerra na Ucrânia, a alta de custos pode ser mais contida: “Há, inclusive, cam- po para algumas marcas tentarem ser mais agressivas em preço”. O executivo pondera que pelo fato de o Brasil ser um dos maiores mercados do mundo as marcas manterão os projetos e lançamentos aqui, até porque a agenda que têm no País é de longo prazo e a ideia é ampliar cada vez mais a penetração. ELETRIFICAÇÃO Uma das estratégias lançadas pelas importadoras é a aposta em veículos eletrificados, que hoje já representam até 10% de suas vendas no Brasil, aproveitando a isenção de imposto de importação para modelos 100% elétricos e alíquota em torno de 4% para híbridos – para carros só com motor a combustão a tarifa é de 35%. No caso da Audi, que lançou aqui os seus primeiros elétricos em 2020, já existem clientes que estão na se- gunda compra de um modelo a bateria, conta o presiden- te Daniel Rojas: “Estamos muito entusiasmados. Vamos continuar lançando novos modelos nos próximos anos no Brasil, até porque a eletrificação é um dos pilares da Audi e temos objetivos muito claros em relação ao tema no curto, médio e longo prazos”. A Audi lançará, globalmente, trinta eletrificados até 2025. No ano seguinte, todos os lançamentos serão elé- tricos e em 2033 é previsto o fim da produção de veícu- los da marca com motor a combustão. A BMW também tem aposta forte nos modelos a ba- teria, tanto que até 2025 o plano é que 90% da linha de produtos terão ao menos um carro totalmente elétrico. Hoje a maioria é híbrida, mas já há cinco modelos 100% elétricos no portfólio. Segundo Aksel Krieger – que até 30 de novembro ocupou a cadeia de presidente do grupo alemão no Brasil e agora é vice-presidente regional da BMW no Leste da América do Norte – quase 20% do mix da BMW é eletri- ficado e, no caso do Mini, esse porcentual chega a 50%. Para ele este é caminho sem volta e, quanto mais mar- cas fomentarem essa tecnologia maior será a infraestru- tura disponível. Krieger projeta que até 2030 a metade dos veículos premium comercializados no País será mo- vido a bateria. Oliveira, da Abeifa, avalia que a fase das montadoras investirem sozinhas em infraestrutura está perto do fim: R$ 5.90. “The only reason we did not put in place substantial price increases back then was that inflation in production costs in partner countries, as well as local costs, enabled us to reach a reasonable balance.” Mr. Oliveira reckons that the US currency is presently at a comfortable plateau. Provided no sizeable variations take place and if Europe does not present problems with gas supply on account of the war in Ukraine, the rise in costs will probably prove moderate: “There is room for some brands to experiment with more aggressive pricing”. The executive puts forth that, as Brazil is one of the largest markets in the world, companies will stick to their plans to introduce new products, for they are in the country for the long haul and the overall idea is to strengthen their hold on the market. ELECTRIFICATION One of the strategies introduced by importers is their reliance on electric vehicles, which account already for 10% of their sales in Brazil, taking advantage of the exemption of import tariffs for 100% electric models and the 4% duty tariff for hybrid models - for cars with regular combustion models, the tariff is 35%. In the case of Audi, which introduced their first electric models in 2020, some clients are doing their second purchase of an electric model, says the president Mr. Daniel Rojas: “We are very enthused. We will keep on launching new models in the next couple of years, as electrification is a pillar for us at Audi and we have very clear objectives about the issue for the short, medium and long terms”. Audi will introduce, globally, 30 electrified models by 2025. The following year, all new product introductions will be of electric models, and for 2033 it is planned that production of all models of combustion cars will be discontinued. BMW also is betting on the battery models, so much so that plans call for 90% of their production lines will have at least one fully electric car. Today their lineup is hybrid, but they already have five 100% electric models in their portfolio. According to Mr. Aksel Krieger - who until November 30 was president of BMW in Brazil, and now regional VP for the eastern part of the USA - almost 20% of the BMW product mix is electrified and, in the specific case of the Mini, this percentage is about 50%.

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