BrazilAutomotiveGuide_2023

34 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide encolher 15% em comparação às 144 mil unidades de 2022, chegando a 108 mil emplacamentos. Terá desta- que, porém, a análise do custo total de operação, em que o comprador pode colocar na conta, na ponta do lápis, a promessa de redução adicional de até 8% no consumo de combustível dos modelos Euro 6, o que pode estimular o investimento na compra do veículo novo a fim de melho- rar a rentabilidade. “Caminhões bitrem de nove eixos que fazem o trans- porte de grãos desde Rondonópolis, MT, até Santos, SP, por exemplo, rodam em média 10 mil km por mês, o que dá 120 mil km por ano. Para eles a importância do consu- mo é vital, uma vez que 55% do custo dele são com com- bustíveis. E se ele postergar a renovação terá maiores gastos com manutenções preventiva e corretiva.” A locação por meio de assinatura de caminhões, que começou a ser oferecida em 2022 por Volkswagen Cami- nhões e Ônibus, Volvo e Scania, tem mercado potencial de 300 mil unidades, embora o começo desta operação seja marcado por desempenho mais tímido. A aposta é que a demanda virá do transportador que tem dificulda- de de obtenção de crédito para financiar um caminhão e para frotistas que têm contratos de curto prazo, que não justificam a compra do ativo. Além disso, em setores de capital intensivo, que apli- cam os recursos no plantio e na transformação, acaba não sobrando verba para investir no veículo. Trata-se de oportunidade para ter bom rendimento na estrada, tec- nologia e segurança de última geração sem ter de adqui- rir o bem. PÉ NO FREIO NA PRODUÇÃO O ritmo de produção das montadoras também deve- rá ser menor em 2023. Lima projeta queda de 20%, en- quanto que em 2012 a retração foi da ordem de 41%. Ele adverte que os fornecedores deverão se preparar para um primeiro semestre mais difícil, com menor volume de pedidos. Mas, como a perspectiva para os próximos meses é positiva o recuo deverá ser recompensado, avalia o con- sultor: “O fabricante não pode perder a estrutura de conhecimento e mão de obra especializada que possui. Tanto que em 2024 deverá haver um crescimento acima de 10% no setor, justamente pela necessidade de inves- timento em renovação da frota, que não desaparecerá e deverá seguir estimulando a demanda”.  As per Mr. Lima’s evaluation, the truck market will shrink 15% as compared to the 144 thousand units in 2022, reaching 108 thousand registrations. Of paramount importance will be the analysis of the operation’s total cost, where the buyer can calculate the impact of the announced further reduction of 8% in fuel consumption of the Euro 6 models, which could encourage the investment in the purchase of a new vehicle so as to improve profitability. “Bitrem trucks with 9 axes that routinely do grain transport from Rondonópolis, MT, all the way to Santos, SP, for example, cover on average 10 thousand km per month, which translates to 120 thousand km per year. To them fuel consumption is key, as 55% of their cost is fuel. And, should he postpone renewal he will have to face higher costs with both preventive and corrective maintenance”. Renting by means of truck subscription, which began to be offered by Volkswagen Trucks and Buses, Volvo and Scania, is a potential market of about 300 thousand units, even though the start of this operation was lukewarm. The demand will come from transport operators, who have problems in obtaining credit to finance the purchase of a new truck, and from fleet operators who have short-term contracts, which is not enough to justify the purchase of such asset. Besides, in capital-intensive sectors, in which planting and processing eat up substantial portions of available capital, there are not enough resources to invest in a vehicle. So we are talking about the opportunity to have a good return on the road, and state-of-the-art technology without having to acquire the asset. DON’T STEP ON THE GAS IN PRODUCTION Production levels of car manufacturers should also be lower in 2023. Mr. Lima foresees a reduction of 20%, whereas in 2012 the reduction was 41%. He points out that suppliers should be prepared for a tough first half of the year, with lower orders. But, as the perspective for the next months is positive, the reduction should be offset, in his opinion. “The manufacturer cannot lose the knowledge and specialized labor he currently holds. In 2024 the growth should be over 10%, precisely as a result of the need to invest in the renewal of the fleet, which will continue to stimulate demand”.  FABRICANTES DE CAMINHÕES • HEAVY DUTY TRUCK MANUFACTURERS

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