BrazilAutomotiveGuide_2023

33 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide e ônibus Euro 5, houve escassez de componentes, como semicondutores, o que comprometeu o ritmo de produ- ção e, consequentemente, a oferta desses veículos. Neste contexto, a favor do mercado existe demanda que não foi totalmente suprida em 2022, e terá de ser sanada com unidades Euro 6. E, jogando contra, estão os preços em torno de 20% superiores a veículos similares Euro 5. Na mudança anterior, para se ter ideia, a alta dos valores de venda foi menor, chegou a 12%. Ronado Lima, consultor da Carcon Automotive, con- textualiza que além da nova tecnologia mais complexa do que a anterior, o que por si só já traz inerente aumen- to nos valores, a transição atual contou com fator extra de pressão global nos custos, que trouxe encarecimento diante da baixa oferta de suprimentos e da disparada nos preços de logística. Mesmo com as fabricantes se esforçando para viabi- lizar o maior volume possível de produção, a fim de mini- mizar ao máximo a perda de vendas, não houve volume excedente para formar estoques. Em meados de 2022, para se ter ideia, o prazo de entrega chegou a se estender de 180 a 200 dias. Um ponto positivo destacado por Lima é a safra re- corde de grãos aguardada para 2023, de 313 milhões de toneladas, 15,5% acima dos 271 milhões de toneladas do ano passado, de acordo com dados da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento. Isto impactará de forma po- sitiva a procura por caminhões pesados, que atualmente representam mais de metade das vendas. O especialista assinala também que a construção civil deverá estimular a compra de pesados, uma vez que o governo eleito costuma, com base na experiência ante- rior, impulsionar esse segmento. CONTA NA PONTA DO LÁPIS Para 2023 a média dos analistas projeta alta de 0,7% no PIB, os juros deverão seguir em patamar elevado, em dois dígitos, até pelo menos a metade do ano, e há fato- res que oscilam, como o câmbio, a depender do humor do mercado, sem falar nos índices de confiança do con- sumidor e da indústria. Neste cenário negativo, em 2023, o transportador vai analisar se há demanda de carga e o preço cobrado pelo caminhão, o que pode postergar a decisão de compra. O começo do ano pode ser mais difícil, mas a tendência é de que se recupere ao fim de doze meses. Na avaliação de Lima o mercado de caminhões deverá 5 trucks and buses. Due to shortage of components, such as semiconductors, this affected production levels, therefore availability of these vehicles. Given this scenario, it is a positive factor that there is a demand that was not served in 2022, and will have to be served with Euro 6 units, On the other hand, we will see prices that will be some 20% higher than equivalent Euro 5 vehicles. As a reference, last time around the increase in prices was smaller, at 12 %, Ronado Lima, a consultant with Carcon Automotive, points out that not only the new technology is more complex than the previous one, which in itself brings about an increase in prices, but also the present transition experienced an extra factor of general pressure on prices which included rising costs in logistics. Even though manufacturers have done their best to maximize production levels so as not to lose business, it was not possible to provide adequate inventories. In mid-2022, as an example, delivery time as an average totaled 180 to 200 days. A positive factor, as indicated by Mr. Lima is the record grain harvest expected for 2023 of 313 million tons for a solid increase of 15.5% over the 271 million tons harvested last year, according to data provided by Conab, Companhia Nacional de Abastecimento. This will have a positive impact on demand for heavy trucks, which currently represent over half of the total sales. The expert also points out that the construction business should contribute to a stimulus in the purchase of heavy trucks, for previous experience suggests that construction does impact this segment. BOTTOM LINE For 2023 analysts are calling for an increase of 0.7% in GDP, interests will remain at a high level, in the 2-digit area, up until mid-year at least, and other factors will fluctuate, such as the exchange rates, depending on the mood of the markets and of course consumer and business confidence. In this rather negative scenario, in 2023 the transport operator will figure out whether there is enough demand vis-à-vis what a new truck will cost him, and this calculation could lead him to postpone the decision to buy one. The beginning of the year could be hard but it is estimated that demand will pick up at the end of the year.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=