BrazilAutomotiveGuide_2023

32 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide Q uando houve a introdução do conjunto de nor- mas reguladoras de emissões de veículos pesa- dos Proconve P7, com adoção de motorizações Euro 5, em 2012, o mercado de caminhões caiu 20%, puxado para baixo pela antecipação de compras no ano anterior, com o objetivo de fugir dos aumentos de preços, aplicados por causa da nova tecnologia. Para 2023, marcado pela entrada em vigor do Pro- conve P8 e motores Euro 6, a projeção de retração é menor em relação ao que aconteceu uma década atrás. O tombo, calculam os analistas, pode chegar a 16%. Isto se deve ao fato de que em 2022 não houve tantas an- tecipações de compra como ocorreu em 2011, porque desta vez não foi possível formar estoques de caminhões Queda na entrada do Euro 6 será menor do que com Euro 5 Despite the reduction in volume foreseen for this year, the second half should witness higher demand for trucks Back when we had the introduction of a set of regulations for heavy trucks known as Proconve P7, with the introduction of engine configurations Euro 5, in 2012, the market for trucks shrunk by a whopping 20%, drawn down by forward buying that took place the previous year, aiming at avoiding the increase In prices, which took place on account of the new technology. For 2023, in the face of Proconve P8 and engines Euro 6 taking hold, the forecast for market decrease is lower as compared to what took place a decade ago. The reduction, as foreseen by watchers, could reach 16%. This is because there was no forward buying on the same scale as that of 2011, for this time around there was no possibility of buying Euro Decline at the beginning of Euro 6 will be smaller than what occurred with Euro 5. Apesar de retração esperada para este ano, segundo semestre deve ter maior demanda por caminhões FABRICANTES DE CAMINHÕES • HEAVY DUTY TRUCK MANUFACTURERS

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=