BrazilAutomotiveGuide_2023

23 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide de semicondutores que provocou recuos nos números para níveis de vinte anos atrás – pelo mesmo período de 2021. Apenas este movimento já garantiria a expansão porcentual esperada. Um incremento de 4% representa- ria algo em torno de 2 milhões de emplacamentos. Lima Leite divulgou essa expectativa durante o Con- gresso AutoData Perspectivas 2023, quando também de- monstrou até um pouco mais de otimismo: em conversas com fontes ligadas ao setor financeiro o que ouviu é que há projeções de crescimento de 10% do desempenho do mercado: “Independentemente do índice a convicção é de que 2023 será melhor do que 2022. Temos um cená- rio de redução do desemprego e da taxa de juros, que é importante para a concessão de crédito, e a expectativa de um PIB um pouco maior, podendo até surpreender”. No mesmo evento o presidente da Renault, Ricardo Gondo, seguiu a mesma linha, projetando crescimento de 5% a 10% para o mercado em 2023, somando de 2,1 milhões a 2,2 milhões de unidades. Gondo espera uma redução da taxa Selic para 10,75% até o fim de 2023, movimento que ajudará a trazer de volta para o mercado os consumidores mais dependentes dos financiamentos, mas para o executivo a expansão continuará sendo puxa- da pelas vendas diretas. “Nos últimos anos o balanço estava em 42% a 45% para as vendas diretas, porcentual que subiu para 49% em 2022. Acredito que em 2023 ficará meio a meio, por- que há muita demanda dos frotistas.” No anos passado o fornecimento para este segmento, mesmo com participa- ção crescente, foi prejudicado pela falta de semiconduto- res, cenário que deverá melhorar ao longo de 2023, mas não será totalmente resolvido. Murilo Briganti, consultor da Bright, também projeta alta em torno de 10% das vendas em 2023, somando 2 milhões 150 mil veículos comercializados, considerando o cenário do último trimestre de 2022, com as vendas diretas puxando a expansão do mercado. Em novembro a participação deste segmento foi de 52%, que depende menos dos financiamentos para fe- char seus negócios e renovar a frota: “Em um cenário mais otimista, com maior estabilidade política e econô- mica, com mais tranquilidade para novos investimentos e menor restrição de acesso ao crédito para financiamento de veículos, o mercado de automóveis e comerciais leves poderá chegar a 2 milhões 250 mil, mas para isso algumas coisas precisam mudar, como a taxa de juros.” Briganti lembrou que, em 2022, as vendas à vista re- which brought about decreases in sales figures to the levels achieved 20 years ago - by the same period in 2021. This one consideration, by itself, would be sufficient to make the expected increase happen. An increase of 4% would translate into something around 2 million registrations. Mr. Lima Leite voiced this estimate during the Congresso AutoData Perspectivas 2023 when he also displayed some more optimism: in discussions with sources close to the financial sector, what he heard is that there are estimates for market growth of up to 10%: “Regardless of the number, the general opinion is that 2023 will be better than 2022 We have a scenario of unemployment going down, the same goes for interest rates, which is essential in the credit business, and the prospect of a somewhat higher GDP, which may even surprise us”. In the same event, the president of Renault, Mr. Ricardo Gondo, presented a similar view, calling for a market increase between 5 and 10% for the market in 2023, totaling 2.1 to 2.2 million units. Mr. Gondo expects the Selic rate to go as low as 10.75% by the end of 2023, which will be instrumental in bringing back to the market these consumers that must rely on financing; but to the executive, sales will be fueled by direct sales. “In the last couple of years the split was 42 to 45% to direct sales; this percentage went up to 49% in 2022. I believe that in 2023 we will see a 50/50 split, for there is much demand from fleet operators”. In years past, the supply to this segment, even though growing, was nonetheless hurt by the lack of semiconductors, a scenario that should improve as 2023 develops, but the issue will not be totally solved. Mr. Murilo Briganti, a consultant with Bright, also projects an increase of about 10% in sales in 2023, totaling 2 million 150 thousand vehicles sold, considering that the scenario of the last quarter of 2022, with direct sales will be maintained. In November, this segment commanded a share of 52%, as it does not depend as much on credit to close sales and renew fleets:” In a more optimistic scenario, with more political and economic stability, with better conditions for new investments and easier access to credit for financing vehicles, the market for cars and light commercial vehicles could reach 2 million 250 thousand. However, for that to happen, some things will have to change, such as the interest rates.

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