BrazilAutomotiveGuide_2023

17 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide do o assunto é o crédito, ao menos não no curto prazo, avalia Ricardo Balistiero, coordenador do curso de admi - nistração do Instituto Mauá de Tecnologia: “Se a inflação se comportar muito bem, lá para o fim de 2023 os juros podem começar a baixar”. O IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo, acu- mulado nos doze meses terminados em novembro foi de 5,9%, ainda acima da meta estipulada pelo Conselho Mo - netário Nacional, de 3,5%, e teto de 5%. De acordo com o Boletim Focus, do Banco Central, as perspectivas dos agentes de mercado são de que a inflação continue neste patamar, encerrando 2023 aos 5,08%, o que força o BC a manter a Selic nas alturas. Diante do cenário recessivo, a média de projeções para o PIB, no mesmo Boletim Focus, é de avanço tímido: apenas 0,75%. Balistiero avalia que essas condições, aliadas à queda na renda do trabalhador, uma vez que a inflação eleva - da corrói o poder de compra, e diante da disparada dos preços provocado tanto pelo aumento dos insumos ao longo de 2022 como pelo maior embarque de tecnologia, reduzem a procura por veículos. Dados apresentados pela Anfavea corroboram com a análise. Em novembro aconteceu algo nunca antes vis - to: as compras à vista de veículos leves novos somaram participação de 69% dos emplacamentos, enquanto os financiamentos responderam por 31%. Isso demonstra a predominância das vendas a locadoras, pequenas em- presas e produtores rurais, com consequente – e inédita nesse nível – redução da presença do consumidor pessoa física no varejo das concessionárias. “O setor depende de crédito, que é fundamental para a renovação da frota e para o avanço da descarboniza- ção”, diz Márcio de Lima Leite. De acordo com o presi - dente da Anfavea, a situação acende um sinal amarelo para as montadoras. Ele cita que, de 2019 a 2021, a venda de novos re - cuou 17%, ao passo que as de usados, no mesmo perío - do, avançaram 10%. Reforça o passo de envelhecimento da frota nacional o fato de o maior crescimento nas nego- ciações se deu para veículos acima de nove anos. Postos os desafios para 2023, a Anfavea acredita em crescimento de, no mínimo, 3%. Leite afirmou que, inde - pendentemente do índice, há a convicção de que este ano será melhor do que 2022. A aposta fica situada em mercado de algo como 2,1 milhões de unidades.  Tecnologia: “If inflation goes well, interest rates might go down by the end of 2023”. IPCA, the main inflation index, registered 5.9% in the 12 months ending in November, still above the objective set by the monetary authority, which is 3.5% with a ceiling of 5%. According to Focus Bulletin, published by the Central Bank, forecasts collected among market operators indicate that inflation will continue at this level, closing 2023 at 5.08%, which will push the Central Bank to maintain interest rates rather high. Facing this recessive scenario, the average growth rate for the GDP is rather timid: a paltry 0.75%. Mr. Balistiero considers these conditions, coupled with a decrease in workers’ income given that high inflation corrodes purchasing power, and taking into account the rise in prices brought about by the increase in supplies along 2022 as well as the increased level of technology embarked, tend to reduce demand for vehicles. Data supplied by Anfavea support this analysis. In November something unusual occurred: the cash purchase of new light vehicles totaled 69% of registrations, whereas the financeD purchases came in at 31%. This demonstrates the relevant participation of sales to vehicle renting companies, small companies and farm producers, with the resulting - and unprecedented - reduction in the presence of individual consumers in the retail trade. “This business relies on credit, which is essential to fleet renewal and to the advance of decarbonization”, says Mr. Márcio de Lima Leite. According to the president of Anfavea, this means a red light has gone up. He reminds us that, from 2019 to 2021, sales of new vehicles shrunk by 17%, whereas of used ones, in the same period, increased by 10%. The fact that the highest growth rate occurred with vehicles that had 9 years of use, or more, translates into the increase in the aging of the fleet. With the challenges for 2023 in mind, Anfavea believes in the growth of 3% at least. Mr. Leite argues that, regardless of the index, there is a belief that this year will be better than 2022, All bets, therefore, are that the market will reach somewhere in 2.1 million units. 

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