BrazilAutomotiveGuide_2023

141 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide char negócio”, avalia César Fernando Álvares de Moura, presidente da Assobrav, Associação Brasileira dos Distri- buidores Volkswagen. Moura aponta que o financiamento caro tira muita gente do jogo: “Toda vez que os juros engordam fica mais difícil aprovar o crédito e admitir os mesmos clientes, principalmente os da linha de base. Falta muito mais con- sumidor na linha de baixo da pirâmide, mas ela continua crescendo”. Ao mesmo tempo, com os preços dos veículos subin- do devido ao aumento dos insumos e ao maior número de sistemas para atender novas regulamentações, o valor do carro popular deu salto muito maior do que o incremento do salário, o que eliminou parte dos consumidores. José Carlos Dourado, presidente da Abracaf, Asso- ciação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat, complementa que a base da pirâmide sumiu das concessionárias com a retirada do carro de entrada, que era vendido a partir de um valor menor à vista e com prestação que cabia no bolso: “Marcas que tinham for- tes apostas no veículo popular também perderam fluxo de loja. Sem contar que a aprovação de crédito também ficou mais restrita”. VENTOS MAIS FAVORÁVEIS Considerando que para 2023 a perspectiva é de que a Selic recue no segundo semestre, encerrando 2023 aos 11,5% ao ano – projeção que já foi de 11,25%, vale des- tacar – isso deve ajudar a vender mais carros, uma vez que a taxa de financiamento, embora ainda permaneça em patamar bastante elevado, deva ser puxada para bai- xo junto com os juros básicos. Além disso a expectativa é de ampliação da disponi- bilidade de produtos. Com as economias da Europa, da China e dos Estados Unidos desacelerando pelo aumento da inflação e dos juros, a tendência é a de que sobre mais matéria-prima para as fabricantes instaladas no Brasil. Dourado acredita, ainda, que a correção de preços será menor do que no ano passado. “O varejo aparen- temente terá uma reação satisfatória. E a indústria ainda terá outro impacto positivo: o da demanda reprimida das grandes locadoras.” Na avaliação do presidente da Fenabrave, José Mau- rício Andreta Jr., só o fato de sinalizar que os juros cairão em 2023 já traz uma boa notícia para a confiança do con- sumidor. Ele assinala também que com a redução da Selic a tendência é a de que a inadimplência recue. Mr. César Fernando Álvares de Moura, president of Assobrav, the Brazilian association of Volkswagen Distributors. Mr. Moura points out that the high cost ends up excluding many of the game:” Every time the interest rates go up, it gets harder to approve credit requests and accept clients, mainly those at the bottom. There is a shortage of clients at the bottom of the pyramid, but it keeps on growing”. At the same time, with the price of vehicles going up as a result of supplies increasing their costs, and the growing number of systems to satisfy new regulations, the selling price of popular models went up much faster than the increase in salaries, which eliminated a share of customers. Mr. José Carlos Dourado, president of Abracaf, the Brazilian association of Fiat Distributors, further states that the bottom part of the pyramid disappeared from the dealers’ showrooms, once the car models at entry-level disappeared, for these models were the ones whose monthly payment was affordable to these consumers: “Brands that relied heavily on popular models lost public presence. Not to mention that credit approval got stricter”. WINDS ARE NOW MORE FAVORABLE Considering that for 2023 perspectives are that the Selic rate will be reduced in the second half, closing 2023 at 11.5% yearly – a projection that until recently was 11,25%, by the way – this should help to sell more cars, given that the financing rate, even though still high, should come down when the Selic rate is reduced. Not only that, an increase in product availability is expected. With European, Chinese and American economies slowing down as a result of the increase in inflation and interest rates, the trend is towards more raw materials directed to the plants in Brazil. Mr. Dourado also believes that price adjustments will be lower than last year. “Retail will probably have a satisfactory reaction. And the industry will have another positive impact: the repressed demand of big car rental companies”. The president of Fenabrave, Mr. José Maurício Andreta Jr. believes that the mere fact that interest rates will fall in 2023 is good news in terms of consumer confidence. He also points out that the reduction of Selic will bring about a reduction in delinquency.

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