BrazilAutomotiveGuide_2023

140 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide O grande vilão das concessionárias de veículos em 2022 foi o juro elevado, ao lado da oferta reduzida de produtos devido à persistente falta de semicondutores e outros componentes nas linhas de produção. A taxa básica Selic, que iniciou 2022 aos 9,75% ao ano, foi subindo gradualmente até chegar aos 13,75% em agosto, patamar mantido até o fim do ano, o que encareceu substancialmente os financiamen- tos e tirou consumidores do mercado. As taxas de financiamento para a compra de veículos zero-quilômetro flutuaram em torno dos 27% ao ano. E a inadimplência no pagamento de prestações com atrasos superiores a noventa dias, de acordo com dados do Ban- co Central, ficou na casa dos 4% a 5%. “Efetivamente o maior vilão são os juros. Nosso mer- cado é financiável e a taxa alta pesa muito na hora de fe- Concessionárias à espera de dias melhores The real culprit in the dealership end of the business in 2022 was the high-interest rates, alongside with limited supply of products given the persistent lack of semiconductors and other components in production lines. The Selic rate, which was at 9.75% per year at the beginning of 2022, was steadily raised until it plateaued at 13.75% in August, and it stayed there until yearend. This made financing more expensive, which caused several would-be buyers to stay out of the market. Financing costs for the purchase of brand-new vehicles hovered around 27% yearly. And delinquency rates with tardiness higher than 90 days, according to Central Bank data, stayed in the 4 to 5% range. “Actually the major menace is interest rates. The market depends on credit and high rates weigh considerably at the moment of closing a deal”, says Dealerships waiting for better days Juro alto foi o maior vilão de 2022 High-interest rates the bad guy of 2022 Divulgação/VW ASSOCIAÇÕES DE CONCESSIONÁRIOS • DEALERS ASSOCIATIONS

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