BrazilAutomotiveGuide_2023

14 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide O ano é 2023, mas os problemas se parecem, e muito, com os de 2022 – que, por sua vez, já replicavam aqueles enfrentados em 2021. Ou seja, muitos percalços seguem sem solução. Pelo lado da oferta, no novo ano a falta de semicondu- tores persiste, afetando a produção, embora em menor intensidade. E pelo lado da demanda as dificuldades são os preços altos e acesso restrito ao crédito caro, principal ferramenta para que consumidores possam comprar veí- culos zero-quilômetro. “O fornecimento de semicondutores é um dos maio- res problemas que enfrentamos e que continuará sendo limitador à produção ao longo de 2023, e até o início de 2024”, sentenciou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite. Preços altos, crédito inacessível e falta de chips são os maiores problemas Crise dos semicondutores e dificuldades no financiamento seguem na pauta de 2023 Crisis in the semiconductor business and troubles in financing are still present for 2023 The year is 2023, but the issues are very much similar to those of 2022 – which, in turn, were not unlike the ones in 2021. In other words, many vexing troubles are still unresolved. In terms of supply, in the new year the lack of semiconductors is still there, impacting production, albeit with lower intensity. And from the end of demand, the sticky points are high prices and limited access to expensive credit, the main ingredient to enable consumers to buy new cars. “Semiconductors supply is one of the most pressing problems we face, and it will continue to limit production throughout 2023, and even in early 2024”, stated Anfavea’s president, Márcio de Lima Leite. The executive considers that this will happen because, despite semiconductors availability has High prices, unaffordable credit and scarcity of chips are the main problems CONJUNTURA • SCENARIO

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