BrazilAutomotiveGuide_2023

136 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide lher as carcaças é realizado pela Reciclanip, que coordena o serviço de recolhimento e descarte correto. RESULTADOS DE 2022 Em 2022 a indústria nacional de pneus vendeu cerca de 57,8 milhões de unidades, incremento de 1,9% ante 2021. O segmento de pneus de carga foi o único que re- gistrou queda, com cerca de 7,6 milhões, ante 8 milhões em 2021, por causa do grande volume de importação que afetou o desempenho no ano, de acordo com Muller. Pneus de automóveis de passeio, motocicletas e co- merciais leves registraram alta na comparação com 2021 e foram os grandes responsáveis pelo crescimento das vendas. No fornecimento de componentes originais para montadoras alguns fatores dificultaram o avanço, caso da falta de semicondutores que travou a produção, o que reduziu os pedidos de pneus, principalmente no primeiro semestre de 2022. Por outro lado o presidente da Anip viu um movimento de antecipação de compras de veícu- los pesados, para fugir dos preços maiores da motoriza- ção Euro 6 em 2023, o que ajudou nos volumes comer- cializados para as montadoras de caminhões e ônibus. No mercado de reposição o principal entrave das ven- das foi a competição com os pneus importados, principal- mente no segmento de carga, que registrou entregas até 10% abaixo da média em alguns meses do ano.  RESULTS FOR 2022 In 2022, the Brazilian industry sold about 57.8 million units, an increase of 1.9% compared to 2021. The cargo tires segment was the only one to record a decrease in sales, with about 7.6 million, compared to 8 million in 2021, given the substantial volume that was imported which affected the performance of the domestic product, according to Mr. Muller. Passenger car tires, motorcycles and light commercial vehicles posted increases in comparison to 2021 and they were responsible for the overall growth in sales. Concerning the supply of original products for car manufacturers some hurdles made progress difficult, such as the lack of semiconductors that caused production stoppages, which reduced tire orders, mainly in the first half of the year. On the other hand, the president of Anip sees a movement of forward buying of heavy products, to escape the higher prices that come with the Euro 6 motorization, which helped the quantities sold to truck and bus manufacturers. In the replacement market, the main obstacle to sales was the competition with the imported tires, mainly in the cargo segment, which posted deliveries of up to 10% below the average in some months of the year.  istockphoto FABRICANTES DE PNEUS • TIRE MANUFACTURERS

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