BrazilAutomotiveGuide_2023

135 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide to de pneus de carga. Neste caso específico a situação é crítica pois espera-se uma ressaca pós mudança de legis- lação do Proconve, resultando em uma baixa considerá- vel nas vendas para equipamento original [fabricantes de caminhões e ônibus]. As vendas para reposição, por sua vez, já estão em baixa histórica por conta da invasão de pneus importados em decorrência do imposto de impor- tação, que foi zerado”. As vendas de pneus nacionais para comerciais leves também deverão recuar no ano que vem, mas o grande ponto de atenção está no segmento de carga, que pode recuar até 10% ante 2022 se o governo não retomar o imposto para pneus importados. Segundo Muller o resultado projetado para 2023 das fabricantes nacionais poderia ser até maior se o setor não sofresse tanto com a importação de pneus sem imposto, por isso ele considera vital uma revisão da medida, para que os investimentos do setor consigam se manter, já que as matrizes das empresas instaladas no País, diante deste cenário, começam a questionar se vale a pena manter os investimentos na produção nacional, ao invés de impor- tar pneus para o Brasil. “Vamos começar a conversar com o novo governo em janeiro para que esta medida seja revista, porque se nada mudar poderemos ter um movimento de desindustria- lização do setor de pneus no País, reduzindo de forma grande a geração de empregos neste setor. Este tipo de abertura, sem um imposto que torne as operações locais competitivas ante os produtos importados, não é boa para o Brasil.” PONTOS DE ATENÇÃO Também existem outros possíveis entraves em 2023 que estão sendo monitorados pela Anip, caso da desace- leração econômica global, principalmente na China, que pode afetar os negócios ligados às máquinas agrícolas. As previsões de expansão do PIB brasileiro também não são animadoras, estão abaixo de 1%, indicando que o Brasil não deverá ter grande crescimento ante 2022. Também estão listados como pontos de atenção a fal- ta de semicondutores, que pode continuar em 2023 e afetar a produção de veículos, e as altas taxas de juros para financiamentos, que inibem o avanço da demanda. Muller também aponta que os pneus importados es- tão aumentando o volume de descarte anual, porque eles não têm qualidade para passar por uma recapagem, sen- do descartados após o primeiro uso. O trabalho de reco- for we foresee a hangover once the new Proconve legislation is in place; this will result in a significant decline in sales for original equipment (trucks and bus manufacturers). Sales for replacement, on the other hand, are already at historic lows on account of the invasion of imported tires as a consequence of the import duty being set at zero”. Sales of Brazilian tires for light commercial vehicles should also recede come next year, but the focus will be on the cargo segment, which could retreat by as much as 10% compared to 2022 if the government does not apply the duties on imported tires. According to Mr. Muller, the results being projected for 2023 for Brazilian manufacturers could be better if the sector were protected to some degree from tax-free imported products. Therefore, he deems vital a review of the law, thus allowing investments in the segment to be maintained, for head offices of these companies installed in Brazil are starting to wonder whether it is worth it to maintain their investments in domestic production, rather than having their products imported into Brazil. “We will start negotiating with the new government in January that the law is revised, for if nothing changes we could see a movement for the de-industrialization of the tires business in Brazil, thus significantly reducing job creation in this sector. This kind of open frontiers, absent a tax that will make local operations competitive, is not good for Brazil”. POINTS OF ATTENTION Other likely hurdles in 2023 are being monitored by Anip, such as the global economic slowdown, mainly in China, which could have an impact on the agricultural machinery business. Estimates for Brazilian GDP expansion are not encouraging; they are below 1%, indicating that Brazil should not expect a great performance compared to 2022. Other points of attention are the lack of semiconductors, which could go on in 2023, affecting vehicle production, and the high-interest rates for financing, which inhibit demand. Mr. Muller also points out that imported tires are affecting the volume that is discarded after the first usage. The task of collecting the tire carcasses is carried out by Reciclanip, which coordinates the collecting and responsible discarding of tire carcasses.

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