BrazilAutomotiveGuide_2023

130 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide atua. Esse avanço tem sido puxado pelos lançamentos realizados ao longo do ano, assim como pelas aquisições de outras empresas que agregam valor à operação da Cummins, como foi o caso da conclusão da compra da fabricante de eixos trativos Meritor. Almeida avalia que foi bom o desempenho da indús- tria de caminhões em 2022, mesmo com algumas res- trições para produzir, enquanto o setor de ônibus avan- çou bastante, puxado pelas licitações para renovação de frotas. O agronegócio e o segmento de construção são outros dois setores com desempenho positivo. Puschel, da MWM, também considerou 2022 “muito positivo”, com crescimento em todas as áreas de negó- cios. Em motores o crescimento foi de 15% até setembro, impulsionado pela safra de grãos recorde, assim como a recuperação do segmento de construção, onde a empre- sa ganhou participação em alguns clientes. Para o diretor seria possível até produzir e vender mais, mas as monta- doras de veículos pesados foram impactadas pela falta de componentes, o que reduziu um pouco os volumes: “Encerrar o ano com cerca de 55 mil motores produzidos, volume muito positivo para nós”. O mercado de peças de reposição também deu con- tribuição importante ao faturamento da MWM, que cresceu em torno de 15% em 2022, avanço puxado pela multiplicação do portfólio, com um lançamento por dia e projeção de avançar para dois itens lançados por dia em 2023. No segmento de geradores, onde atua desde 2019, a MWM registrou alta de quase 50% nas vendas de 2022, ampliou seu portfólio e avançou em outros mercados, ex- portando 20% da produção para doze países. A compa- nhia também entrou em um novo segmento em 2022, o de torres de iluminação móveis, alimentadas por painéis solares e geradores a diesel. A FPT registrou alta de 10% na produção de moto- res em 2022, segundo seu presidente Marco Rangel, que considera a produção de caminhões e ônibus bastante aquecida. Mesmo com algumas dificuldades causadas pela falta de componentes, ele aponta que houve recu- peração ao longo do ano, puxada pela melhora da cadeia de fornecimento: “Adicionalmente também somos muito fortes no setor agrícola e de construção, mercado que teve bom desempenho em 2021 e 2022”.  manufacturers. In the case of Cummins, the director says that the company is present in every heavy truck manufacturer and posted a growth of 6 to 8% in billings, putting together all segments where the company operates. This progress has been led by new products that were introduced during the year, as well as acquisitions of other companies that generate synergy, as was the case of the completion of the purchase of driving axles manufacturer Meritor. Mr. Almeida reckons that the performance of the truck industry was good, even though some restrictions, whereas the bus sector made significant strides, driven by biddings for fleets’ renewal. Agribusiness and the construction business are two other segments where performance has been positive. Mr. Puchel, from MWM, also considers 2022 “very positive”, with growth in all business segments. In engines, growth was 15% up to September, spurred by record harvests, as well as the recovery of the construction business, where the company increased its share of business with some clients. To the executive, it would have been possible to produce and sell more, but manufacturers of heavy vehicles were affected by the lack of components, which reduced volumes to some degree: “To close the year with some 55 thousand engines produced is a very positive volume to us”. The spare parts market also contributed significantly to MWM billings, which grew around 15% in 2022, driven by an increase in the portfolio, with one introduction every day and a projection to move on to two items introduced per day in 2023. In the generator business, where it has had a presence since 2019, MWM posted an increase in sales of almost 50% in 2022, widened its portfolio and entered other markets, exporting 20% of its production to twelve countries. The company also entered a new business in 2022, mobile lighting towers, fed by solar panels and diesel generators. FPT recorded an increase of 10% in the production of engines in 2021, according to its president Marco Rangel, who considers the production of buses and trucks to be very hot. Even with some hurdles given the lack of components, he points out that there was a recoup during the year, brought about by improvement in the supply chain: “On top of that, we are also very strong in agribusiness and construction markets, which enjoyed good performances both in 2021 and 2022”.  FABRICANTES INDEPENDENTES DE MOTORES PESADOS • INDEPENDENT HEAVY DUTY ENGINES MANUFACTURERS

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