BrazilAutomotiveGuide_2023

129 Janeiro/January 2023 | AutoData | Brazil Automtive Guide acontece uma mudança de motorização, como é a che- gada do Euro 6, que elevará o preço final dos veículos, mas projeta crescimento: “Compensaremos essa queda avançando em outros segmentos, caso do agronegócio, no qual a FPT tem forte participação, equipando um a cada três tratores e uma a cada duas colheitadeiras que operam no País. Para 2023 a expectativa é de que o agronegócio continue aquecido, com aumento da produ- ção de grãos”. Thomas Puschel, diretor de vendas e marketing da MWM, prevê que 2023 será um ano desafiador no Bra- sil e no mundo, com recessão nas principais economias como Estados Unidos e Europa – neste último caso agra- vada pela crise de energia e conflitos com a Rússia. O cenário no Brasil é avaliado com cautela pela MWM, pelo recuo na produção de caminhões e a situação econô- mica, mas a expectativa é de avançar em outras áreas: “Acabamos nos reinventando durante as crises e isso nos ajudar a reduzir o impacto quando um segmento cai, compensando em outros, caso dos geradores, torres de iluminação e exportação”. Diretor de vendas da Cummins, Antonio Almeida diz que a empresa também pretende compensar a previsível retração da produção de caminhões com novos negócios, novos projetos e o avanço das exportações, olhando com otimismo moderado para 2023: “São maneiras de miti- gar os impactos e nos manter fortes. Temos presença relevante nas motorizações de máquinas de construção e esse segmento estará aquecido pelas obras de infraes- trutura, construção civil e saneamento básico”. Para além das recorrentes oscilações do mercado, os fabricantes de motores a combustão têm à frente o de- safio de atender as demandas de descarbonização das emissões em 2023 e nos próximos anos. As empresas se consideram prontas para isso, mas precisam de mais clareza para saber qual será a rota no Brasil. Soluções a gás e biocombustíveis já são ofertadas e poderão ganhar mais espaço no mercado, junto com o avanço da eletrifi- cação para operações específicas. ANO POSITIVO As expectativas positivas para o ano que vem usam como base 2022, que também foi um ano interessante para as fabricantes. No caso da Cummins, seu diretor diz que a companhia está presente em todas as fabricantes de veículos pesados e registrou crescimento de 6% a 8% no faturamento, somando todos os segmentos em que that this retraction in the market for trucks and buses usually happens whenever there is a change in motorization, such as the arrival of Euro 6, which will cause an increase in the final price of the vehicles, but he projects growth. Mr. Rangel says: “We will offset this reduction by making inroads in other segments, such as agribusiness, where FPT has a strong presence, being in one out of every three tractors, and in one out of every two harvesters operating in this country. For 2023 we expect the agribusiness to remain hot, with an increase in grain production”. Mr. Thomas Puschel, Sales and Marketing Director with MWM, foresees that 2023 will be a challenging year for Brazil and the world, with a recession in the main economies, such as the United States and Europe, -- in this specific case, aggravated by the energy crisis and the conflicts with Russia. The scenario in Brazil is evaluated with caution by MWM for the impact on truck production and the overall economic situation, but the way out is to progress in other areas: “We reinvent ourselves during crises and this helps us to reduce the impact when a given segment is under pressure, making it up in others, such as generators, lighting towers and exports”. Sales Director for Cummins, Mr. Antonio Almeida says the company intends to make up the likely reduction in trucks volumes with new business, new projects and the increase in exports, looking forward to 2023 with moderate optimism: “These are ways of softening the impact and keeping us strong. We have a relevant presence in the motorization of construction machinery and this segment will be hot as a result of infrastructure works, construction in general and water and basic sanitation”. Beyond the recurring market fluctuations, manufacturers of combustion engines are facing the challenge of serving the decarburization of emission demands in 2023 and the following years. The companies reckon they are ready, but they need more clarity about specifics. Solutions such as gas and biofuels are already being offered and could achieve a larger share of the market, coupled with the advance of electrification for specific operations. POSITIVE YEAR The encouraging forecasts for next year use 2022 as a starting point, for 2022 was an interesting year for

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