BrazilAutomotiveGuide_2022

83 Janeiro/January 2022 | AutoData | Brazil Automtive Guide ção de esforços para aumentar a localização em cinco pontos, aos 65%, e elevar o volume de exportações, dos atuais 18% rumo aos 50%, o que será perseguido gradativamente. Commesmo porcentual de naciona- lização a Bosch prepara aporte de R$ 130 milhões em 2022. No ano passado a companhia transferiu linha de produção de bicos injetores dos Estados Unidos para o Brasil com o intuito de atender as mudanças previstas pelo Euro 6 e o mercado externo. A Eaton também quer ampliar o índice de naciona- lização, hoje em 60%. Tanto que, de olho na nova fase do Proconve, a L7 para automóveis, em vigor a partir deste ano, e na L8 dos veículos comerciais, a partir do ano que vem, começou a fabricar no País o sistema ORVR, que reduz em até 98% as emissões evaporati- vas do tanque de combustível. Atenta aos baixos volumes de estoque das montadoras, que em novembro chegaram a 18 dias, a Iochpe-Maxion vis- lumbra bastante espaço para crescer este ano, uma vez que as fabricantes estão acostuma- das a trabalhar com inventário de 30 a 35 dias. Em 2021 a com- panhia investiu R$ 90 milhões no Brasil e, em 2022, a ideia é seguir injetando recursos. De acordo com o presidente Mar- cos de Oliveira, existe necessi- dade contínua de aportes nas plantas locais, que respondem por 30% do faturamento damul- tinacional brasileira. “Principal- mente as que atendemveículos comerciais, que devemcontinu- ar apresentando bons resultados.” De acordo com Oliveira, historicamente veículos comerciais representavam 37% dos negócios globais da companhia, porcentual que foi a 45% no ano passado. Ele trabalha com projeções de que este ano devam ser fabricados 3,4 milhões de caminhões e ônibus em todo o mundo, volume 17% superior ao de 2021, excluindo a China. Para Dan Ioschpe, do Sindipeças, a crise de abas- The constant lack of semiconductors, the scarcity of containers, and the outrageous prices in airfreight have not intimidated the auto parts manufacturers. To the contrary, this crisis served the purpose of prompting them to identify ways to nationalize as much as possible, thus reducing external dependence. Increasing competitiveness and avoiding troubles in years to come. Aiming at better balancing income, also, many of the companies have readied themselves to increase exports, taking advantage of the US currency at R$ 5.50. It is with both feet firmly on the ground that suppliers in the car industry look forward to better days ahead this year, aware as they are of the risks involved in operating at a level of 15% or 20% above current levels. They are also keeping an eye on the changes relating to Euro 6, which according to expectations should generate a forward-buying movement prior to the new ground rules for emissions of the heavy segment, in January of 2023. A bit more conservative, Sindipeças foresees a growth rate of 10% in billings, at the R$ 174 billion level. In 2021, the projected number was R$ 158, for an increase of 25% above the 2020 level. Its president, Dan Iochpe, mentions that last year there was a pronounced recovery in investments, what enabled growth and a second wind to face the crisis. Companies in the business brought in R$ 2.1 billion, for an increase of 90.9% over 2020, which had sustained a fall of 56% in the corresponding amount. For 2022 it is forecast a total injection of R$ 2.3 billion, for an increase of 9.5%. In the case of systemists such as ZF, new allotments will be up to 30% higher than in 2021, which include the strengthening in the efforts to increase localization in 5 points, to 65%, and increase exports levels from current 18% towards 50%, which will be done progressively. With the same percentage of nationalization, Bosch prepares a capital injection of R$ 130 million in 2022. Last year, the company Auto parts manufacturers confirm investments and increase nationalization

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