BrazilAutomotiveGuide_2022

82 Janeiro/January 2022 | AutoData | Brazil Automtive Guide FABRICANTES DE AUTOPEÇAS/SISTEMISTAS » MANUFACTURERS OF AUTO PARTS/SYSTEMISTS A temporária falta de semicondutores, a escassez de contêineres e os altos preços de frete aéreo não têm intimidado a cadeia de fabricantes de autopeças. Ao contrário: o cenário acendeu sinal de alerta para que se debrucem em meios de nacio- nalizar o que estiver ao seu alcance, a fim de reduzir a dependência externa, ampliar a competitividade e evitar futuras dores de cabeça. Como intuito de equilibrar melhor as receitas, ainda, muitas das empresas têm se organizado para ampliar as exportações, de carona no dólar a R$ 5,50. É com os dois pés no chão, portanto, que os forne- cedores do setor automotivo esperam por dias melho- res este ano, cientes das dificuldades e na expectativa de ampliar seus negócios de 15% a 20%. Eles também estão de olho nas mudanças para o Euro 6, que de acordo com expectativa do segmento deve gerar an- tecipação de compras às vésperas da entrada em vigor na nova norma de emissões para pesados, em janeiro de 2023. Um pouco mais conservador, o Sindipeças projeta crescimento de 10% no faturamento do setor, com receita nominal de R$ 174 bilhões. Em 2021 o valor aguardado era de R$ 158 bilhões, 25% acima do re- sultado de 2020. Segundo seu presidente, Dan Ioschpe, no ano passado houve curva acentuada de recuperação dos investimentos, o que deu fôlego para crescer e lidar com a crise. Empresas do segmento aportaram R$ 2,1 bilhões, 90,9% mais do que em 2020, que havia regis- trado queda de 56% nos valores. Para 2022 é aguardada a injeção de R$ 2,3 bilhões, alta de 9,5%. No caso de sistemistas como a ZF, os aportes serão até 30%maiores do que em 2021, o que inclui a amplia- FAZENDO A LIÇÃO DE CASA Fabricantes de autopeças mantêm investimentos no Brasil e ampliam os programas de nacionalização Doing the homework Divulgação/Elringklinger

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