BrazilAutomotiveGuide_2022

8 Janeiro/January 2022 | AutoData | Brazil Automtive Guide A ssim como foi no começo de 2020, no início de 2021 a indústria automotiva apontava para uma forte recuperação, com expectativa de produzir 25% a mais, somando 2,5 milhões de veículos de acordo com as projeções iniciais da Anfavea, que usavam como base o bom incremento nas vendas registrado no final do ano anterior e indicadores ma - croeconômicos que apontavam para o crescimento. Porém, na prática, esse desempenho positivo ao longo do ano não aconteceu por vários fatores como a segunda onda da pandemia de Covid-19 e a falta de componentes, principalmente semicondutores. A falta de semicondutores levou quase todas as montadoras a paralisar suas atividades em algummo- mento do ano passado – algumas empresas adotaram lay-off e férias coletivas. Esse cenário se estendeu por todo 2021, exigindo das montadoras diversos esforços logísticos para seguir um ritmo mínimo de produção. Ainda que com todas as dificuldades encontradas ao longo do ano e o fechamento de algumas fábricas, caso da Ford e Troller, a indústria automotiva ainda é uma das mais relevantes na cadeia industrial nacional. Segundo os números da Anfavea são 26 fabricantes de autoveículos e máquinas agrícolas e rodoviárias, com 58 fábricas instaladas em nove estados e 40 cidades. Ainda de acordo com a Anfavea, emdados de 2020, o setor é responsável por cerca de 1,3 milhão de em- pregos, sendo 500 mil diretos. Os dados mais recentes apontam faturamento de R$ 59,2 bilhões, que contribui Indústria automotiva sofreu com a falta de componentes ao longo de 2021 e espera cenário melhor em 2022 Such as in early 2020, early 2021 seemed to point towards a strong comeback, with estimates hovering around an increase of 25%, adding up to 2.5 million vehicles, as per Anfavea’s early projections, based on an encouraging increase in sales at the end of the previous year and macroeconomic data that suggested growth in the months ahead. However the reality was different, and this projected growth never materialized for a number of reasons. Among them: the Covid pandemic, the lack of components, mainly semiconductors for production. The second wave of Covid hit the country at full strength, to the point of involving car manufacturers, which sent oxygen normally used for production to hospitals. When the Covid second wave started to recede, a new problem came up: the lack of semiconductors for production, a fact that made virtually all manufacturers halt their activities at some point in time. This scenario persisted for most of 2021, demanding flexibility from car manufacturers to get their hands on components, therefore enabling them to maintain production at some minimum level. Even Searching for growth Brazilian car industry grieves over lack of components in all of 2021 SEMPRE EM BUSCA DO CRESCIMENTO PERFIL » PROFILE

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=