BrazilAutomotiveGuide_2022

63 Janeiro/January 2022 | AutoData | Brazil Automtive Guide Associação Nacional nos Fabricantes de Implementos Rodoviários, estime que 2021 finalize com alta de 30% nos emplacamentos, totalizando 156 mil produtos. E 2022, apesar das projeções de PIB próximo de zero, amplie os licenciamentos em 10%. Para o presidente da Anfir, José Carlos Sprícigo, outro fator importante para dar continuidade à forte demanda é a entrada emvigor do Euro 6 previsto para 2023, que deve provocar antecipação de compras até o fim do ano. “O setor de transportes pode seguir aquecido, com grande volume para ser transportado, apesar da preocupação de aumento de juros para con - ter a inflação. Acreditamos que em junho a inflação já esteja dentro da meta, o que abre margem para reduzir os juros.” Para ele caberá aos bancos de montadoras oferecer taxas mais atrativas para financiamentos. Como tendência para este ano Sprícigo cita o mo - delo baú carga geral de alumínio, muito demandado pelo e-commerce, e que respondeu por mais de 20% das vendas do ano passado até novembro, com 28,4 mil unidades, alta de 31,5% ante mesmo período em 2020. Outra é o basculante, que caiu no gosto dos ope- radores em 2021 pela praticidade e liderou as vendas do mercado de reboques e semirreboques com 22,5 mil emplacamentos no mesmo período, alta de 47,7% frente a 2020. Apesar do otimismo o presidente da Anfir ponderou que há gargalos que despontaram no ano passado e continuam como desafios lançados para 2022. “A indústria teve crescimento muito forte em caminhões e implementos rodoviários não só no Brasil, mas no mundo, emmeio à pandemia. E as paradas por causa da Covid-19 atrapalharam o fornecimento de insumos, mas as empresas do setor não chegaram a suspender a produção. Enfrentamos aumento de custos porque a matéria-prima não chegou em tempo hábil para abastecer a linha, perdemos produtividade, mas sem parar. Houve redução em torno de 5% na margem de ganhos, mas a escala compensou o valor nominal, bem maior do que em 2020.” Preocupa o abastecimento de pneus, pois, em con - versas com a Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, o fornecimento de borracha deve sofrer com escassez global ao longo deste ano. Embora o segmento costume atender omercado de equipamen- tos originais com pneus nacionais, mais adaptados às condições de solo brasileiras, a situação tem levado 147,7 thousand units, for an increase of 35,6% vis-a- vis the same period of 2020. The good performance brought about by segments such as the agribusiness, construction business and e-commerce, which were fairly active last year and are expected to continue their satisfactory performance this year, has prompted Anfir, the national association of road implements manufacturers, to project a 30% growth in the numbers of registrations for a total of 156 thousand products. In addition, for 2022, despite projections of zero growth in GDP, registrations are expected to go up by 10%. Anfir president, José Carlos Sprícigo, says that another relevant factor in terms of the continuity in the strong demand is the forthcoming Proconve P8, scheduled to start in 2023, which will bring about a movement of forward buying. “The segment of transportation will in all likelihood continue receptive, with great volumes to be transported, despite the concern with the increase in interests aiming at keeping inflation under control. We believe that by June inflation will be within the official goal, therefore opening room for the reduction in interest rates”. He believes that the banking institutions associated with the car manufacturers will be in a position to offer more attractive rates for financing vehicle purchases. As a trend for this year, Sprícigo mentions the general cargo aluminum truck trunk, much sought- after by e-commerce companies, which accounted for more than 20% of sales last year up to November, with 28,4 thousand units, or an increase of de 31,5% before the same period in 2020. Another trend is the dump truck, which caught the fancy of operators in 2021 for its convenience and led sales of trailers and semitrailers with 22,5 thousand registrations in the same period, for an increase of 47,7% compared to 2020. Despite the optimism, the president of Anfir points out to the bottlenecks that came up last year, and that continues in 2022. “The industry had very strong growth in trucks and road implements not only in Brazil but worldwide, despite the pandemic. And all the stop-and-go in the economy brought about by the pandemic got in the way of supplies, even though manufacturers never shut down their plants. We Freepik

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