BrazilAutomotiveGuide_2022

54 Janeiro/January 2022 | AutoData | Brazil Automtive Guide A indústria de equipamentos agrícolas e de cons- trução terá dois caminhos diferentes em 2022: no segmento de construção e equipamentos rodoviários a expectativa é de crescimento de 15% a 20% dos negócios ante 2021, enquanto nas má- quinas agrícolas as projeções mais otimistas dão conta de um empate na comparação com o desempenho do ano passado. Ao longo do ano os investimentos dos leilões para a concessão de rodovias e ferrovias realizados em 2020 e 2021 deverão impulsionar o mercado das máquinas de construção. As eleições também devem puxar as vendas, porque governos estaduais e municipais ten- dem a antecipar essas compras em período eleitoral. Mesmo com fundamentos para crescer e com pro- jeções apontando esse resultado positivo, Alexandre Bernardes, presidente da Câmara Setorial de Máqui- nas Rodoviárias da Abimaq, acredita que 2022 será desafiador para o setor: “Temos que olhar com muita atenção para nossa cadeia de fornecimento, porque existem gargalos além dos semicondutores: fundidos, metálicos, resinas plásticas e pneus, sendo o último notório, que esperamos que as fabricantes consigam resolver ao longo do ano. O foco precisa ser reequilibrar a cadeia global de suprimentos do nosso setor”. Já o segmento agrícola vem registrando bons re- CAMINHOS DIFERENTES PARA O SETOR DE MÁQUINAS Construção projeta crescimento para 2022 enquanto o agronegócio deverá desacelerar a demanda Different paths for the machines sector MÁQUINAS AGRÍCOLAS E DE CONSTRUÇÃO » AGRICULTURE AND ROAD EQUIPMENT The agriculture and construction equipment industry will follow different paths in 2022: in the construction and road equipment sector expectations are for a growth rate in business from 15% to 20% over 2021, whereas in agriculture machines the most optimistic forecasts see a repeat of the 2021 volume at best. Throughout the year, investment through public auctions to concessions in highways and railways that took place in 2020 and 2021 should give impetus to the construction machinery market. Elections will stimulate sales, as state and municipal government usually make the investments before election time. Even with those arguments and with projections pointing out to positive results, Alexandre Bernardes, president of the Sector Chamber of Road Equipment, believes that 2022 will be a challenging year for the business: “We must watch very carefully our supply chain, because there are bottlenecks beyond the semiconductors: cast items, metal parts, plastic resins and tires, the latter being the most noticeable one. Construction foresees growth for 2022 and agribusiness to slow down its demand

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