BrazilAutomotiveGuide_2022

Janeiro/January 2022 | AutoData | Brazil Automtive Guide DOS EDITORES » FROM THE EDITORS Direção Geral Leandro Alves Conselho Editorial Isidore Nahoum, Márcio Stéfani, Pedro Stéfani, Vicente Alessi, filho Redação Marcos Rozen, editor Colaboraram nesta edição Caio Bednarski, Soraia Abreu Pedrozo, reportagem e Pablo Blas, tradução Projeto gráfico/arte Romeu Bassi Neto Fotografia DR e divulgação Capa shutterstock/Lemonsoup14 Comercial e publicidade tel. PABX 11 3202 2727: André Martins, Luiz Giadas e Luiz Martins Assinaturas/atendimento ao cliente tel. PABX 11 3202 2727 Departamento administrativo e financeiro Isidore Nahoum, conselheiro, Thelma Melkunas, Hidelbrando C de Oliveira, Vanessa Vianna ISN 1415-7756 Guia Automotivo Brasileiro é publicação da AutoData Editora e Eventos Ltda., av. Guido Caloi 1 000, 4° andar, sala 431, bloco 5, 05802-140, Jardim São Luís, São Paulo, SP, Brasil. É proibida a reprodução sem prévia autorização mas permitida a citação desde que identificada a fonte. Jornalista responsável Leandro Alves, MTB 30 411/SP www.autodata.com.br AutoDataEditora autodata-editora @autodataeditora Dias melhores virão #3 Rooting for better days #3 O termo “andando de lado” tem sido o mais usado em con- versas com consumidores nas ruas ou com os empresá- rios em reuniões online para descrever suas percepções sobre a economia e os negócios nesses primeiros dias de 2022. Repetimos o título desta publicação pelo terceiro ano con- secutivo porque pode-se compreender que ainda há certo otimismo para os próximos doze meses, mesmo com a inflação superando dois dígitos, o primeiro reajuste dos combustíveis neste ano e um aparente descontrole sobre a Covid-19 com altas taxa de infeção. Nada disso parece ser novidade. As perspectivas capturadas pelos líderes do setor automotivo publicadas nas análises seto- riais deste Brazilian Automotive Guide, o BAG, já apontavam os enormes desafios e incertezas reservados para 2022. Também é uma convicção de todos eles que remar na con- tramão dessa tempestade requer um esforço conjunto de todos na cadeia automotiva para trabalhar na competitividade de um setor altamente produtivo, responsável por 3% do PIB brasileiro – o que não é pouco, mas pode ser maior. O ponto de encontro das empresas e líderes que fazemparte da enorme indústria automotiva tem sido, tradicionalmente em janeiro, neste BAG. Nas próximas páginas o leitor encontrará mais de uma dezena de setores que compõem essa cadeia e cente- nas de fornecedores ou parceiros ou clientes da sua empresa. Esta é a primeira contribuição de AutoData neste 2022 em que completamos 30 anos. Muita coisa boa ainda virá. Por en- quanto, esperamos que este BAG possa transformar informação em conhecimento e, também, em bons negócios.   The expression “andando de lado”, loosely translatable as “walking in circles” or “muddling through” has often been used in conversations with customers everywhere or with executives to describe their take on the economy and the business environment in these first days of 2022. We come back to the same title on this publication for the third year in a row, as one can perceive that there is still a degree of lingering optimism for the next twelve months. This, even with inflation exceeding the 2-digit hallmark, the first price increase in fuels this year, and the seeming lack of control over Covid-19, as new infection cases numbers soar. None of this is really news. The trends detected by leaders in the car industry, which are published in the sector analyses of this Brazilian Automotive Guide, the BAG, clearly point out the sobering challenges and uncertainties which are in store for 2022. There is also a strong belief among all of them that trying to move forward counter to the flow of this storm demands a joint effort by everyone involved in the automotive chain. Therefore, we must work on the competitiveness of a highly productive sector, which accounts for 3% of Brazil’s GDP – which is no small feat but could be higher. The meeting point of the companies and leaders that take part in the gigantic car industry has traditionally been in January, in this BAG. In the next pages, the reader will find over a dozen of sectors that make up this chain and hundreds of suppliers or partners, or clients for their companies. This is AutoData’s first contribution in this year of 2022, precisely when we reach our 30th. anniversary. There are many good things in the weeks to come, certainly. In the meantime, we hope that this BAG will be instrumental in turning information into knowledge and also, in more, better business. 

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